Início Paróquias Paróquia São Gonçalo recebe placas para captação de energia solar

Paróquia São Gonçalo recebe placas para captação de energia solar

444
0
Paróquia São Gonçalo do Porto tem placas solares instaladas. Foto: Pascom PSSG

Na sexta-feira (29/12),o último dia útil do ano de 2023, a empresa responsável concluiu a instalação das placas para captação de energia solar na Paróquia São Gonçalo do Porto, em Cuiabá.

Abrangência das placas de energia solar

As placas agora cobrem todo o teto do salão paroquial e salas de catequese e escritório paroquial. O teto da Igreja centenária permanece original, sem os equipamentos.

Luz e Esperança para a comunidade paroquial

O pároco, P. Rafael Gustavo Lopes, divulgou a tecnologia agradecendo o envolvimento de toda a comunidade para a aquisição. “Graças à generosidade e comprometimento de todos, as placas de energia solar agora irradiam luz e esperança em nossa paróquia.  A energia que essas placas vão gerar vai muito além da eletricidade; elas representam a união, solidariedade e a consciência coletiva em prol de um futuro mais sustentável”, declarou o sacerdote salesiano.

A influência da encíclica ‘Laudato Si’ nas paróquias

A utilização de energia solar em igrejas e paróquias vem crescendo nos últimos anos, principalmente após a carta encíclica ‘Laudato Si’, na qual o Papa Francisco chama atenção para as mudanças climáticas. No dia 5 de junho de 2017, o pontífice declarou em redes sociais:

“Nunca esqueçamos que o ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos” (@pontifex)

Responsabilidade ambiental na visão do Papa Francisco

A responsabilidade ambiental é um tema recorrente do Papa Francisco, que sempre alerta para o risco de um colapso ecológico. Na Laudato Si, o Papa demonstra sua preocupação com as mudanças climáticas, pontuando a urgente necessidade de transformar o mundo: “Sabemos que a tecnologia baseada no uso de combustíveis fósseis altamente poluentes – especialmente o carvão, mas também o petróleo e, em menor grau, o gás – precisa ser progressivamente substituída sem demora.” “Até que seja feito um maior progresso no desenvolvimento de fontes de energia renováveis ​​amplamente acessíveis, é legítimo escolher a alternativa menos nociva ou encontrar soluções de curto prazo.” (Laudato Si 165)

Vantagens da energia solar em instituições religiosas

Dentre as maiores vantagens de se utilizar o sistema de energia solar em igrejas e paróquias, está a redução dos custos operacionais. Atualmente, estas instituições utilizam ar condicionado para a manutenção de uma temperatura confortável durante as missas e celebrações. Também utilizam sistemas de som e iluminação que requisitam energia para sua operação. E como as igrejas e paróquias funcionam durante toda a semana, com diversos eventos para a sociedade, os custos com energia se tornam elevados. Por isso, investir em sistemas de energia solar fotovoltaica é um dos principais, e mais fáceis, meios de atender à solicitação do pontífice da Laudato Si.