A Igreja São José Esposo de Maria, em Três Lagoas (MS) é uma das comunidades da Paróquia Salesiana São Francisco de Assis. A comunidade recebeu cerca de 90 pessoas que participam do movimento ‘Apostolado da Oração’ nas cinco paróquias da cidade para um retiro espiritual, no domingo (24/09), conforme a programação paroquial.
O retiro começou com a missa das 7h30 e teve a orientação espiritual do diretor do Colégio Salesiano Dom Bosco, P. Wilson Pereira. Ele presidiu a Santa Missa, fez a palestra formativa e atendimentos individuais. O pároco, P. José Alves Araújo também participou do retiro no atendimento aos fiéis.
O movimento do Apostolado da Oração na Igreja Católica teve origem na França do século XIX e foi fundado pelo padre jesuíta francês François-Xavier Gautrelet em 3 de dezembro de 1844. O movimento foi estabelecido como uma resposta às necessidades espirituais da época e com o objetivo de promover a vida de oração entre os fiéis e envolvê-los em atividades apostólicas.
O Apostolado da Oração se tornou conhecido no mundo inteiro por promover a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que está relacionada à ideia de oferecer tudo por meio do Coração de Jesus como uma expressão de amor e devoção a Ele.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus desempenha um papel vital na espiritualidade salesiana, pois enfatiza o amor, a misericórdia, a formação moral e espiritual, a confiança e a esperança em Jesus Cristo. São João Bosco via essa devoção como uma ferramenta essencial para a educação e a formação dos jovens, que eram o foco central de seu trabalho pastoral e educativo. O retiro do Apostolado da Oração em Três Lagoas durou todo o período da manhã e terminou com um almoço festivo na comunidade.