Início Paróquias Paróquia Salesiana admite novos MECEs em Três Lagoas

Paróquia Salesiana admite novos MECEs em Três Lagoas

63
0
Leigos da Paróquia São Francisco de Assis são admitidos e renovam compromissos como Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística em Três Lagoas. Foto: Pascom PSFA

Neste domingo (03/11) em que a Igreja celebrou a solenidade de Todos os Santos, a Paróquia Salesiana São Francisco de Assis, em Três Lagoas (MS) realizou a admissão de 25 novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e da Palavra. Foram 3 meses de preparação ministradas pelo Diácono Permanente Eulálio, que foi o primeiro administrador da Paróquia São Francisco de Assis.

A celebração presidida pelo pároco, P. José Alves de Araújo e concelebrada pelo P. João Molina contou com o rito de admissão dos novos MECEs que passarão a atuar na comunidade, bem como a renovação do compromisso de 37 ministros que já atuam na função.

Um fato marcante da celebração é que os filhos dos novos Ministros Extraordinários foram os “padrinhos” dos pais para a investidura. Esse momento foi emocionante tanto para os MECEs quanto para os fiéis que compareceram à celebração.

Ao todo, a Santa Missa teve a presença de 62 Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística entre novos admitidos e os antigos. Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs) desempenham um papel importante na Igreja, auxiliando os sacerdotes e diáconos na distribuição da Eucaristia, especialmente em comunidades com grande número de fiéis e onde a presença de sacerdotes é limitada.

Embora sejam leigos, os MECEs recebem uma formação específica e uma bênção especial para exercerem suas funções de forma temporária, conforme autorizado pelo bispo local. Para exercer essa função, os candidatos a MECE devem ser recomendados pela comunidade, participar de cursos de formação teológica e litúrgica, e receber uma autorização formal do bispo. A formação inclui ensinamentos sobre a Eucaristia, o valor do sacramento, e orientações práticas sobre o manejo das hóstias consagradas.