Início Comunicação Social Padre Bozzolo apresenta reflexão Teológica sobre o “Sonho dos Nove Anos” de...

Padre Bozzolo apresenta reflexão Teológica sobre o “Sonho dos Nove Anos” de Dom Bosco

Análise do momento fundador do carisma salesiano à luz da tradição bíblica

286
0
P. Bozzolo apresenta reflexão teológica sobre "O Sonho dos 9 anos". Foto: ANS

Na última segunda-feira (15/01), na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim-Valdocco, o Reitor Magnífico da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), P. Andrea Bozzolo, apresentou uma análise teológica profunda sobre o “Sonho dos Nove Anos” de Dom Bosco, durante o evento relacionado à Estreia 2024 do Reitor-Mor.

Evento Teológico na Basílica

O encontro, idealizado e organizado pelo Reitor da Basílica, P. Michele Viviano, teve início com a projeção do filme “Dom Bosco” de Leandro Castellani, destacando o momento em que Pio IX instiga o sacerdote de Turim a identificar o fundamento de sua experiência.

Reconstrução Histórica

Dom Bosco, fundador dos Salesianos, demorou a compreender a importância desse evento íntimo em sua vida. Em 1874, sentado à escrivaninha, respondeu ao Papa, reconstruindo os elementos de sua extraordinária vocação pessoal.

Teologia do “Sonho dos Nove Anos”

A análise de P. Bozzolo revela uma perfeita adesão teológica do “Sonho dos Nove Anos” à tradição judaica e cristã. O método do sonho, presente na história bíblica, mostra-se como um caminho que não oferece certezas imediatas, mas a possibilidade de compreender retrospectivamente a solicitação recebida do Espírito.

Desafios e Respostas

Bozzolo destaca que os “sonhos” representam desafios reais à razoabilidade e à concretude, projetos “impossíveis” confiados a pessoas que têm Fé em Deus. O caminho do discípulo, mesmo diante da luz recebida, é um constante andar no escuro, baseado na aposta da ressurreição de Jesus.

O Enigma do Sonho

O “Sonho dos Nove Anos” termina em lágrimas e enigmas, sem respostas claras. Joãozinho, como Abraão e Moisés, experimenta a transcendência sem poder definir Deus. A experiência dos “Nove Anos” revela uma santidade que transcende todos os tempos.

Vida como Vocação

Ao responder à pergunta sobre como reconhecer a transcendência na nossa experiência, Bozzolo destaca que a vida de cada indivíduo é estruturalmente uma vocação, habitada por uma chamada divina que pertence a todos. A contemplação desse episódio místico é complementada pelo livro “O sonho dos nove anos – Leitura teológica”, disponível na livraria da Universidade Salesiana.

Essa abordagem jornalística busca transmitir as informações de maneira direta e objetiva, seguindo a estrutura típica de textos jornalísticos.

Quem quiser reviver a noite com o P. Bozzolo, pode assistir ao vídeo da transmissão ao vivo, ainda disponível no canal do YouTube da Basílica.

Com informações: ANS