Em Poxoréu (MT), houve uma mobilização logo pela manhã em frente ao Centro Juvenil São João Batista. Representantes do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), juntamente com o Conselho Tutelar, Conselho do Direito das Crianças e Adolescentes, Escolas, Polícia Militar e demais entidades que atuam na proteção da criança e adolescente organizaram um ato de conscientização sobre a data. Na programação, a equipe do CREAS e o Conselho Tutelar realizaram uma roda de conversa com os atendidos do Projeto Torcida pela Vida nos períodos matutino e vespertino. No objetivo de fortalecer a Rede de Proteção na busca da garantia dos direitos e proteção a crianças de adolescentes.
Esta data de 18 de maio faz parte das atividades do Maio Laranja, mês dedicado ao combate, enfrentamento e prevenção da violência sexual infantil, e que tem a intenção de promover a conscientização de pais, educadores e familiares buscando fortalecer a rede de apoio pela garantia dos direitos e proteção de crianças e adolescentes. Além de motivar o acolhimento em diversos setores civis para que as próprias vítimas se sintam encorajadas e denunciem.
Em caso de suspeita é possível fazer a denúncia pelo canal Disque 100. A ligação é gratuita e funciona todos os dias da semana, 24h por dia, inclusive aos fins de semana e feriados. A denúncia tem sigilo garantido. Para mais informações acesse: www.facabonito.org.