Início CG 29 O caminho da Congregação rumo ao Capítulo Geral 29

O caminho da Congregação rumo ao Capítulo Geral 29

37
0
Foto: ANS

No dia 24 de setembro de 2023, num gesto de profundo significado para a Congregação Salesiana, o X Sucessor de Dom Bosco, Padre Ángel Fernández Artime, convocou oficialmente o 29º Capítulo Geral (CG29). Este evento extraordinário, que se realizará de 16 de fevereiro a 12 de abril de 2025, tem como objetivo explorar o tema “Apaixonados por Jesus Cristo, dedicado aos jovens”, e tem o ambicioso objetivo de refletir sobre a fidelidade e a profecia da vocação salesiana em contexto contemporâneo, articulado através de três núcleos temáticos fundamentais.

A escolha de Valdocco, em Turim, como sede do Capítulo reflete um desejo consciente de se reconectar com as raízes da Congregação Salesiana. Este local, que transborda história, é o berço do carisma salesiano, representando um ambiente repleto de significado espiritual e missionário.

Em preparação para este momento crucial, foram desenvolvidos elementos simbólicos significativos: um logotipo evocativo e uma oração específica. Este último, recitado com fervor em numerosas Inspetorias e casas salesianas, foi adotado e adaptado para alguns capítulos inspetoriais, criando um clima de comunhão espiritual que abrange toda a Congregação. Há algumas semanas, também houve uma versão musical.

O Regulador do CG29, P. Alphonse Owoudou, apoiado pela Comissão Técnica, empreendeu um intenso trabalho de coordenação e comunicação com os Reguladores das Circunscrições Salesianas. O Secretariado tem mantido uma ligação constante com os 92 reguladores inspetivos, facilitando uma série de intercâmbios e valiosos momentos de formação através do portal dedicado. Com um gesto de encorajamento e apoio, o Regulador enviou uma carta personalizada de votos de felicidades a cada circunscrição perante o respectivo Capítulo.

A publicação dos Atos do Conselho Geral n. 441 forneceu as orientações essenciais para a preparação do Capítulo. O material preparatório, dividido em núcleos temáticos e temas jurídicos, foi então recolhido em diferentes línguas, cuidadosamente revisto pelo Secretariado e pelo Regulador, e colocado à disposição das comissões pré-capitulares.

Foi também definido um calendário geral que delineia o programa de sete semanas do CG29, desde os primeiros dias de retiro até à conclusão em Roma, no contexto do Jubileu de 2025.

A vertente informática recebeu especial atenção: numa primeira fase foi criado um portal ad hoc para facilitar o envio de documentos das Inspecções, a gestão dos ficheiros dos participantes e para responder sistematicamente às questões dos Inspectores e Reguladores dos Capítulos de Inspecção. Além disso, foi desenvolvida uma nova ferramenta específica para o CG29, que também poderá ser reutilizada em capítulos futuros, nos quais colaboraram também salesianos experientes, como o P. Stefano Vanoli, o P. Saimy Ezhanikatt, o P. Francesco Valente, o P. Andrei Munteanu e o P. Pierluigi Lanotte. A utilização desta plataforma digital integrada, bem como a utilização do tablet que cada participante receberá para realizar todos os trabalhos capitulares, representará um passo importante para uma gestão eficaz, segura, moderna e sustentável do Capítulo Geral, em linha com as necessidades do tempo atual.

Uma abordagem de ponta também foi adotada para traduções . Além dos textos de trabalho disponíveis nas diversas línguas, os Capitulares terão disponível na nova plataforma uma API que permitirá a tradução em tempo real das intervenções. Sob a coordenação especializada de Don Gianni Rolandi, funcionarão então duas equipes especializadas: os “intérpretes” para tradução simultânea e os “tradutores” para a revisão de textos importantes.

As Províncias exploraram os três núcleos temáticos seguindo a metodologia de reflexão trifásica – Escuta, Interpretação e Escolha – sugerida pelo Papa Francisco para o Sínodo dos Jovens de 2018. Os temas jurídicos provenientes do CG28 foram tratados separadamente, alguns dos quais foram retomados no. contexto do terceiro núcleo temático. Agora, a comissão jurídica pré-capitular já se reuniu de 1 a 10 de setembro, enquanto a comissão pré-capitular sobre o tema iniciou a sua sessão no passado dia 18 de setembro de 2024 e a concluirá no próximo sábado, 28 de setembro.

O discernimento desempenha um papel central nesta experiência. Dom Pascual Chávez, Reitor-Mor Emérito, dirigirá o retiro espiritual inicial de três dias. O Vigário do Reitor-Mor, Pe. Stefano Martoglio, como presidente do Capítulo, conduzirá momentos semanais de análise temática. Padre Mauro Giuseppe Lepori, Superior Geral dos Cistercienses, acompanhará a assembleia capitular no discernimento e na eleição do Reitor-Mor e do Conselho Geral. A organização da liturgia, as dinâmicas de grupo e a contribuição da Associação Bíblica Salesiana (ABS) sob a forma de Lectio Divina contribuirão para fazer do CG29 um autêntico evento de escuta do Espírito.

Quanto ao futuro, nos meses de outubro e novembro serão realizados novos testes e possíveis ajustes no novo software e serão preparados os tablets que serão a principal ferramenta dos capitulares. Até o final de outubro de 2024, as capitulares receberão o instrumento de trabalho do CG29 para iniciar o estudo e a preparação espiritual. Haverá também dois momentos de encontro online para as capitulares se familiarizarem com o portal e trocarem experiências. Por fim, será intensificada a preparação logística em Valdocco, definindo os espaços de trabalho, o alojamento das capitulares e todos os aspectos práticos necessários para a ótima execução do evento.

A preparação do CG29 configura-se como um caminho que envolve toda a Congregação num processo de profunda reflexão e renovação, que exige uma intensificação da oração. “Sem oração, sem um coração que amadurece continuamente na fé, tudo o que poderemos fazer são coisas sociológicas que terminarão quase antes de começar. Somente na fé Deus tem o poder de fazer novas todas as coisas”, advertiu o então Reitor-Mor, Ángel Fernández Artime, na carta de convocação do CG29.

“Confiamos este caminho de preparação a Maria Auxiliadora, invocando a sua materna intercessão para que o CG29 possa ser um ‘momento favorável’ de graça e de renovação para toda a Congregação Salesiana. Que o Espírito Santo ilumine o nosso caminho, ajudando-nos a permanecer fiéis ao carisma de Dom Bosco e abertos aos desafios do nosso tempo, para continuarmos a ser sinais e portadores do amor de Deus aos jovens de hoje», conclui por sua vez o P. Alphonse Owoudou , Regulador do CG29.

Por ANS