Início Comunicação Social Museu das Culturas Dom Bosco realiza exposição acessível com audiodescrição e braile

Museu das Culturas Dom Bosco realiza exposição acessível com audiodescrição e braile

36
0
Foto: Divulgação UCDB

O tema da 18ª edição da Primavera dos Museus, que ocorre entre 23 e 29 de setembro, é “Museus, acessibilidade e inclusão”. Essa temática está presente na exposição temporária do Museu das Culturas Dom Bosco, que acontece no Pátio Central Shopping, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A mostra oferece acessibilidade integral, com audiodescrição das peças e identificação em braile, e tem entrada gratuita.

A exposição comemora 130 anos da presença salesiana em Mato Grosso do Sul, as mais de seis décadas dos primeiros cursos de educação superior que originaram a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), os 125 anos de Campo Grande e os 15 anos do Pátio Central Shopping. O tema da mostra é “Pátios, lugar de encontro no tempo”.

A acessibilidade da exposição resulta de uma parceria com o curso de Publicidade e Propaganda da UCDB, cujos acadêmicos trabalharam na audiodescrição das peças. O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da instituição produziu as impressões em braile.

Entre as peças expostas no piso térreo estão o fóssil da Corumbella, o animal mais antigo das Américas, com 2,5 bilhões de anos, encontrado em Corumbá (MS); conchas diversas que representam a malacologia; artefatos da Idade da Pedra Lascada; cerâmicas dos povos Tupi-Guarani, datadas de 6.000 anos; além de itens etnográficos e animais taxidermizados. O público também pode ver objetos pertencentes a sacerdotes salesianos, como máquinas fotográficas, e relembrar a visita do Papa João Paulo II à cidade em 1991.

Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen, diretor do Museu das Culturas Dom Bosco, ressalta a conexão entre as histórias da cidade e a presença salesiana: “O Pátio Central, por exemplo, tem uma de suas entradas pela Rua Dom Aquino, no centro da Capital. E, muitos não sabem, mas Dom Francisco Aquino Correia foi salesiano, arcebispo de Cuiabá, muito reverenciado por sua ligação com as Artes, em especial a poesia”. Ele ainda destaca: “Os salesianos fazem parte da cidade, estão em ruas (P. João Crippa), em escolas (EE Padre Thomaz Ghirardelli), em bairros (Dom Antônio Barbosa), nas inúmeras paróquias. Além disso, ainda tem a força da educação, com o Colégio Salesiano Dom Bosco e a UCDB, que vêm formando gerações e gerações de jovens e profissionais que fazem a diferença na nossa sociedade”.

A exposição permanece aberta ao público de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h, com entrada gratuita.