Início Comunicação Social ‘MOLDAR O AMANHÃ’ é o tema da Conferência Mundial de Comunicação Salesiana...

‘MOLDAR O AMANHÃ’ é o tema da Conferência Mundial de Comunicação Salesiana neste ano

185
0

“Quando você ora por chuva, a lama deve ser levada em consideração”. Assim disse Denzel Washington, relembrando as palavras de seu pai. No contexto dos meios de comunicação e das comunicações, a chuva representa as novas ferramentas e oportunidades tecnológicas do século XXI, como a inteligência artificial, a Internet de alta velocidade, as redes sociais, os computadores, os portáteis, os smartphones e os tablets. A lama representa as notícias falsas, cyberbullying e discursos de ódio, desaparecimento de competências sociais e de comunicação, filtros e bolhas de informação, exclusão digital, entre outros.

Explicando o lema

MOLDAR O AMANHàé o lema da Conferência de Comunicação de 2024, que acontecerá em Roma (ITA) de 1 a 7 de agosto de 2024. MOLDAR O AMANHà na comunicação social não é um guarda-chuva protetor contra a chuva; afinal, esperamos pela chuva, assim como ansiamos por uma boa comunicação. Em vez disso, MOLDAR O AMANHà trata-se de construir estradas, calçadas, bueiros e pontes, evitando e reduzindo a lama na cidade chamada comunicação social, Internet ou redes sociais. No contexto das novas formas de comunicação, isto significa desenvolver possibilidades tecnológicas, estando consciente dos aspectos negativos e dos desafios.

MOLDANDO O AMANHÃ, à medida que muda a era da comunicação, é como abrir a porta certa sem a atitude de ingenuidade de que há uma pessoa esperando por nós atrás de cada porta. 

A ingenuidade no mundo da tecnologia moderna é como compartilhar suas emoções com a inteligência artificial e acreditar que ela demonstrará empatia ilimitada. Um smartphone moderno não é humano, um laptop não é humano, um servidor não é humano. No entanto, por vezes nos comportamos de forma ingênua, como se o hardware e o software substituíssem a nossa mãe, o nosso pai, a nossa família, a nossa comunidade e as emoções relacionadas que experimentamos, os desejos a realizar e as necessidades a satisfazer. Procuramos um ser humano onde não existe. 

O que obtemos, em vez disso, é um substituto caricaturado para a humanidade, as relações interpessoais e o amor almejado: a necessidade de amar os outros e a necessidade de ser amado pelos outros. MOLDAR O AMANHÃ, por outro lado, significa construir uma comunicação baseada numa antropologia cristã saudável – sem uma caricatura da humanidade e com respeito pela dignidade humana.

Tecnologia e antropologia cristã

O desenvolvimento da tecnologia da comunicação nas últimas décadas fez da nossa sociedade uma aldeia global, na qual a informação viaja à velocidade da luz. Às vezes, o poder de uma pequena notícia é igual ao de um furacão do qual o mundo inteiro fala. Num mundo onde a comunicação está para ser não apenas uma questão de transmitir informação, mas também de construir relações e influenciar a sociedade, MOLDAR O AMANHÃ é um convite a participar ativamente na formação do mundo que ainda está por vir. Coloca, no centro, o ser humano e a sua dignidade, em conformidade com a norma personalista de São João Paulo II.

MOLDAR O AMANHÃ:

MOLDAR O AMANHÃ entendemos como um chamado para moldar o futuro da comunicação salesiana através de uma comunicação responsável e eficaz.

·        entendemos como um chamado para moldar o futuro da comunicação salesiana através de uma comunicação responsável e eficaz.

·       significa colocar o ser humano e a sua dignidade no centro.

·        é promover o ensinamento da Igreja sobre comunicação social.

·       trata da ética na comunicação social baseada em uma antropologia sólida.

·    quer gerar e promover soluções no campo da comunicação, realizando pesquisas e fornecendo análises, especialmente na perspectiva salesiana.

·   é reunir competências e informações para gerar novas ideias, resultados e recomendações no campo da comunicação social.

·        em meio à revolução digital exige a formação de profissionais de mídia.

·        participa ativamente no debate público e procura soluções para os problemas da comunicação social.

·        atua internacionalmente e influencia os processos de tomada de decisão, fornecendo recomendações e soluções.

Confira mais detalhes sobre a Conferência de Comunicação acessando o site do evento:

https://www.shapingtomorrowsdb.org/