A tarde/noite desta sexta-feira (01/11) foi intensa para os alunos do ‘Terceirão’ do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Campo Grande. Após as aulas normais no período da manhã, eles se reuniram para uma verdadeira ‘maratona’ de aulas especiais.
Intensidade e foco nas aulas de revisão
Das 14h30 às 19h os estudantes se concentraram em aulas de revisão de todo o conteúdo já estudado para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste domingo (03/11). Durante um pequeno intervalo, o colégio distribuiu um lanche reforçado com um “super” cachorro quente para alunos e professores.
Clima de descontração e preparação no “aulão”
Em clima de suave descontração e intensa preparação, os professores das matérias que estão na primeira fase das provas nacionais se revezaram no palco montado no auditório do Colégio Dom Bosco. O chamado “Aulão” é tradicional no colégio há 40 anos, tendo variado de nome, tempo e intensidade ao longo dos anos, mas mantendo o espírito salesiano de alegria, seriedade e valorização da instrução como método de formar ‘bons cristãos e honestos cidadãos’.
Origem das aulas de véspera e adaptação ao ENEM
As aulas de véspera surgiram no Brasil nos anos 1980 como uma prática tradicional nas escolas particulares para preparar os alunos para as provas de vestibular, ganhando novos contornos no século XXI com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse modelo de ensino, que busca revisar conteúdos de forma intensiva pouco antes das provas, possui características que despertam tanto elogios quanto críticas, principalmente em relação à sua contribuição para a concentração e assimilação de conhecimento pelos estudantes.
Na década de 1980, o aumento da competitividade para o ingresso nas universidades públicas levou as escolas particulares a buscar métodos de ensino que garantissem melhores resultados aos seus alunos. Foi nesse contexto que as aulas de véspera se consolidaram como estratégia educativa, reunindo revisões intensivas em curto período. Essas aulas, geralmente realizadas na noite anterior às provas de vestibular, abordavam de maneira compacta e dinâmica os conteúdos de maior relevância, criando um ambiente de “superação final” para os candidatos.
Com o advento do ENEM, já no início do século XXI, essa prática se adaptou ao novo formato de exame. O ENEM, que passou a ser uma das principais portas de entrada para o ensino superior, demandou das instituições uma revisão que considerasse não apenas os conteúdos, mas também estratégias de resolução rápida e técnicas de administração do tempo. As aulas de véspera para o ENEM, muitas vezes, buscam abranger múltiplas áreas do conhecimento, o que intensifica o desafio para o aprendizado.
Benefícios das aulas de véspera para a retenção de conteúdos
O principal motivo para a realização das aulas de véspera está em sua capacidade de revisar conteúdos de maneira condensada, o que pode facilitar a retenção de informações-chave. Para alguns alunos, essas revisões auxiliam a relembrar pontos cruciais e funcionam como uma revisão final dos conceitos mais cobrados nas provas. Psicologicamente, esse momento também serve para fortalecer a autoconfiança, especialmente em turmas que contam com professores experientes e capazes de trazer dicas e macetes úteis.
Ambiente de comunidade e redução da ansiedade
Além disso, ao reunir grande parte dos alunos em um ambiente de estudo focado, as aulas de véspera promovem um sentido de comunidade e apoio mútuo, que pode reduzir o estresse e a ansiedade comuns em períodos de provas. O momento de compartilhamento final entre professores e alunos reforça o vínculo e pode contribuir para o senso de segurança dos estudantes ao enfrentar os exames.
O estilo de “show” nas aulas de véspera
Um dos aspectos marcantes das aulas de véspera é o estilo de “show” adotado por muitos professores, especialmente em escolas particulares, com o objetivo de criar um ambiente descontraído e memorável. Esse formato inclui recursos variados, como piadas, músicas, danças e até fantasias temáticas, transformando a aula em um evento festivo e carismático. Esse estilo visa engajar os estudantes e tornar o processo de revisão menos tenso e mais acessível.
Impacto do ensino lúdico na memorização dos conteúdos
A apresentação em estilo de show facilita a aprendizagem para os alunos. Estudos sobre métodos de ensino lúdicos sugerem que a associação de conteúdos a elementos criativos – como canções ou piadas – estimula a memória afetiva, auxiliando na retenção de informações por meio de uma experiência divertida. Quando uma fórmula ou conceito é apresentado de maneira cômica ou musical, os alunos podem se lembrar mais facilmente desses conteúdos durante a prova, associando-os ao momento descontraído da aula de véspera.