No último sábado (25/05) jovens e lideranças da Paróquia São Francisco e Santa Clara, em Araçatuba (SP) realizaram o trabalho de tingir a serragem que será utilizada para confeccionar os tapetes de Corpus Christi.
O pátio da igreja ficou lotado do material que, ao longo do dia, foi trocando a cor marrom natural pelo azul, amarelo, verde, vermelho, roxo e outras combinações possíveis.
A serragem é a matéria base para a confecção dos tapetes por ser abundante, reciclável, não poluente, além de ter a textura adequada para a criação das peças de arte.
O uso desse tipo de material evita que sejam utilizados produtos alimentícios como sementes e farinhas para a confecção dos tapetes, o que seria um desperdício diante da carência que muitas famílias sofrem nos dias de hoje.
As farinhas que traziam o branco para as obras de arte também foram substituídas por pó de giz ou cal. O único tipo de alimento que ainda pode ser utilizado é o pó de café que, mesmo depois de usado na cozinha, mantém sua cor original.
A Missa de Corpus Christi na Matriz da Paróquia São Francisco e Santa Clara será dia 29, quarta-feira, às 19h, na véspera do feriado.