A Família Salesiana lançou hoje o pôster oficial que representa a mensagem central da Estreia 2025. A imagem sintetiza visualmente, com uma paleta colorida e traços detalhados, o tema que guiará a Família Salesiana ao longo do Ano Jubilar: “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”. A proposta gráfica foi criada pelo designer português Nuno Quaresma, do Gabinete de Comunicação Social da Inspetoria Santo Antônio, e selecionada pelo P. Stefano Martoglio, atual responsável pela Estreia, com sugestões de enriquecimento visual.
Uma viagem simbólica com referências salesianas
O designer Nuno Quaresma descreve o pôster como uma “narrativa visual da trajetória da Família Salesiana desde suas origens até os dias atuais.” A cena representada no pôster acontece entre os verdes campos de Colle Don Bosco e Valdocco, locais simbólicos para a família salesiana, e demonstra a expansão do movimento iniciado por Dom Bosco. Segundo Quaresma, a composição é um convite a relembrar a história e o carisma que surgiram dos Alpes e se estenderam pelo mundo.
Símbolos de fé e guia na jornada com os jovens
O pôster destaca Dom Bosco, que acolhe os jovens e aponta o caminho ao responder, “Para o Céu!”, quando perguntado sobre o destino. Ao lado dele, aparecem figuras significativas como Mamãe Margarida e Madre Maria Domingas Mazzarello, que representam o suporte e a orientação na missão salesiana. “Cada jovem no pôster carrega os símbolos da paz e da busca pelo bem”, explica Quaresma, “em uma caminhada que os mais velhos iniciam, seguidos pelos mais jovens, representando a transformação que a educação e o acolhimento proporcionam”.
O Bom Pastor e o lema de 2025
No centro do pôster está a imagem de Jesus, o Bom Pastor, ancorando a fé e a confiança de Dom Bosco e dos jovens, guiando-os rumo à realização plena. A imagem é complementada pelo lema da Estreia 2025 e uma interpretação do logotipo do Jubileu de 2025, reforçando a mensagem de esperança e união, marcada pelo desejo de construir pontes e promover a alegria e os sonhos na juventude.
Com informações: ANS