A coleção completa é composta por 20 volumes escritos por padres salesianos que conviveram e foram formados pelo Santo dos Jovens. Neles são apresentadas as lições preciosas que Dom Bosco deixou para os seus discípulos, padres, irmãos e cristãos de modo geral.
Com o apoio da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil (CISBRASIL), alguns exemplares já estão a caminho das inspetorias salesianas do país.
A edição tem como diretor-geral o padre Nivaldo Luiz Pessinatti, que também é o diretor-executivo da RSB. Já o responsável pela tradução para a língua portuguesa da coleção original, em italiano, foi o Salesiano de Dom Bosco, padre Augusto Bartoli, o qual compartilha um pouco sobre como começou o seu apoio à tradução:
“É algo que aconteceu talvez sem querer, porque eu comecei esse serviço lá em São Paulo […] Ali estava o padre Osmar, quem já estava trabalhando com os volumes anteriores. Ele dizia ‘Augusto, não entendo esse trecho’ aí eu pegava o livro e ia ajudando […] em seguida, peguei uma parte e fui traduzindo. Já estava aqui de novo [em Brasília (DF)] e o inspetor disse: ‘Continue!’”, conta o padre Augusto.
Sobre o processo das traduções, padre Augusto comenta: eu gosto, porque revejo aquilo que, desde o noviciado até a Teologia, já tinha feito toda a leitura e trabalhos na época. Tínhamos trabalhos sobre as Memórias Biográficas […] e, retomando, então, se relembra melhor! É cansativo, mas, ao mesmo tempo, dá satisfação”.
Você pode adquirir o 13º volume em língua portuguesa das Memórias Biográficas de São João Bosco clicando aqui.
Com informações: Equipe de Comunicação RSB