Em comemoração ao Dia Nacional da Juventude (DNJ), os jovens das presenças salesianas de Corumbá realizaram a 17ª edição do Amorevolezza, que se tornou uma marca da juventude salesiana naquele município.
O objetivo principal foi fomentar o protagonismo juvenil através da dança, música, teatro e dinâmicas, como também promover o intercâmbio entre os jovens das casas salesianas da cidade.
Nesta edição os jovens foram às ruas do centro da cidade, e a missão era evangelizar através de cartazes, entrega de versículos bíblicos, e ainda música e dança. A ideia partiu da necessidade de mostrar para as pessoas que um movimento juvenil católico é válido e que pode transformar vidas.
A caminhada da juventude foi marcada com canções de Dom Bosco, missionárias e de animação. Durante o percurso, a reflexão foi baseada no tema do DNJ deste ano, “E todos ficaram saciados”, do Evangelho de Lucas 9,17. As pessoas que passavam no centro, acompanhavam a ação.
Na oportunidade três jovens partilharam suas experiências. Eloize Cáceres (17 anos) atendida da Cidade Dom Bosco, reforçou a importância da atividade, “os eventos que nós participamos, nos fazem cada vez melhores e assim nos motiva para ir em missão”. Já Erick Garcia (18 anos), hoje ex-aluno salesiano, o Amorevolezza é um marco importante para a missão juvenil. Segundo ele, que participa desde a primeira edição em 2018, “o evento é a oportunidade de não só reencontrar amigos, mas que em cada ano que acontece, cada vez mais vai dando oportunidade de o jovem expressar seus dons e mostrar para as pessoas conhecidas e até aqueles que não conhecemos”, pontua.
O destino final foi a Capela São Pedro, no Bairro Cervejaria. É a primeira vez em 5 anos que a comunidade sediou o evento, acolhendo a todos com muita alegria, com músicas, reza do terço mariano conduzido pelos jovens e a Adoração ao Santíssimo, com o Padre Eduardo.
AMOREVOLEZZA
Realizado pelo Conselho Local da Articulação da Juventude Salesiana de Corumbá, o Amorevolezza já teve 17 edições realizadas, contando com a última. A ideia surgiu em 2017 pelos jovens da Paróquia São João Bosco, que sentiam a necessidade de um evento para os jovens salesianos. Porém, a motivação maior para a realização do evento foi através da Jornada Salesiana da Juventude de 2018, onde perceberam que poderiam levar para Corumbá, a experiência vivenciada. Somente em abril de 2019, com a vinda do Conselheiro da Pastoral Juvenil na América Cone-Sul, na época era o Padre Natale Vitali, que o evento passou a ser de responsabilidade da AJS local. Segundo a organização, mais de 780 pessoas já participaram do Amorevolezza nestes 5 anos. Durante a pandemia em 2020, a “Live Amorevolezza” contava com um público de 80 a 100 pessoas nas transmissões. Um dos momentos mais marcantes foi a transmissão do Amorevolezza entre Corumbá e Distrito de Indápolis (Dourados), em maio de 2022. A ideia daquela edição era de fazer um evento com a mesma programação e atividades ao mesmo tempo