Aconteceu na manhã desta quarta-feira (25/10) o Dia D da coleta de Lixo Eletrônico, alusiva à Semana do Lixo Zero, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Três Lagoas juntamente com os alunos do Centro Juvenil Salesiano Jesus Adolescente.
A Ação foi realizada em parceria com o Projeto Gerando Futuro e contou com a participação de jovens assistidos pela obra social salesiana.
O projeto “Lixo Zero”, de âmbito nacional, visa a conscientização sobre a necessidade do aproveitamento correto, bem como o encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, contribuindo assim com a redução destes materiais nos aterros sanitários.
Foram coletados mais de 50 quilos de materiais recicláveis onde terão a destinação correta e contribuirão para a preservação do meio ambiente.
O que é lixo eletrônico?
O lixo eletrônico tem um nome técnico: Resíduo de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE). Essa categoria abrange diversos equipamentos, desde o celular até as máquinas de lavar, e está dividida em subcategorias. Saiba quais são elas nos tópicos a seguir:
linha verde: notebooks, celulares, tablets, mouses, teclados, computadores de mesa, impressoras, carregadores, fones de ouvido, pilhas, baterias, cabos;
linha marrom: televisores, aparelhos de som e equipamentos de DVD ou VHS;
linha azul: eletrodomésticos portáteis, como liquidificadores, batedeiras, ferros elétricos e secadores de cabelo;
linha branca: eletrodomésticos grandes, como geladeiras e fogões.
Por que é importante fazer o descarte correto?
Diversos materiais e elementos químicos são usados na fabricação dos equipamentos eletrônicos. Borrachas, plásticos, cobre, alumínio, chumbo, ferro, lítio, níquel, cádmio, fibras de vidro e ouro são apenas alguns exemplos.
Além do processo de decomposição demorado, muitos desses materiais contêm elementos tóxicos. Metais pesados, como chumbo e cádmio, podem contaminar o lençol freático e, consequentemente, os rios.