A estrutura do programa da Viagem Apostólica de Sua Santidade o Papa Francisco à Polônia (incluindo descrição detalhada dos Atos Centrais da Jornada Mundial da Juventude) foi apresentada pelo Bispo Damian Muskus OFM, Coordenador Geral da JMJ Cracóvia 2016, durante uma coletiva de imprensa realizada no sábado, 12 de março de 2016.
Conforme ressaltado pelo Cardeal Dziwisz, o programa é de natureza geral e agora pode ser oficialmente apresentado com muita alegria. Este momento inicia um período de espera muito intensa, a contagem regressiva final para os últimos meses, semanas e dias até a chegada dos jovens e a acolhida ao Santo Padre em Cracóvia.
Confira o que foi apresentado pelo Bispo Damian Muskus sobre o programa geral da visita do Papa Francisco à Polônia por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.
1º Dia (quarta-feira, 27 de julho de 2016)
A visita do Papa Francisco à Polônia começará na tarde de quarta-feira, 27 de julho, quando o avião que traz o Santo Padre pousará no Aeroporto de Cracóvia. No mesmo dia, o Papa Francisco irá reunir-se com o Presidente da República da Polônia, funcionários de Estado e Bispos poloneses.
À noite, seguindo a tradição iniciada por São João Paulo II quando visitava Cracóvia e mantida pelo Papa Bento XVI, o Papa Francisco aparecerá na chamada Janela Papal da Residência do Bispo, com vista para a rua Franciszkańska, para saudar os jovens.
Este será o seu primeiro encontro com os jovens em Cracóvia. A organização espera que este encontro noturno transforme-se em um ponto de encontro diário durante a visita do Santo Padre à Polônia.
2º Dia (quinta-feira, 28 de julho de 2016)
A manhã de quinta-feira será marcada por uma peregrinação do Santo Padre ao Santuário Nacional Mariano Jasna Góra, em Częstochowa. É provável que, em seu trajeto, o Papa visite as Irmãs do Convento da Apresentação e encontre-se com os alunos da escola. Em Częstochowa, na Capela da Madonna Negra, haverá um momento para oração privada. Depois, o Papa celebrará uma missa campal por ocasião dos 1.050 anos de Batismo da Polônia. Vale a pena mencionar que a visita do Papa Francisco ao Santuário Nacional em Jasna Góra acontecerá no aniversário de 25 anos da memorável Jornada Mundial da Juventude em Częstochowa.
Após o seu regresso para Cracóvia, à tarde, o Papa Francisco irá encontrar-se oficialmente com os jovens de todo o mundo. A cerimônia de acolhida ao Papa será iniciada às 17h30. O tema da acolhida ao Papa na Jornada Mundial da Juventude serão as palavras da mensagem de Francisco: “Vinde a Ele e não tenhais medo! Vinde dizer-Lhe do mais fundo dos vossos corações: «Jesus, confio em Vós!» Deixai-vos tocar pela sua misericórdia sem limites”.
“Neste encontro, o Papa Francisco irá falar aos jovens pela primeira vez, o qual será um momento marcante por ter o mundo reunido em um único lugar”, afirma o bispo. A parte musical será dirigida por compositores famosos, que irão dirigir um coral com 300 pessoas e uma orquestra sinfônica formada por 100 pessoas.
3º Dia (sexta-feira, 29 de julho de 2016)
Na sexta-feira, pela manhã, o Papa Francisco visitará o antigo campo de concentração nazista Auschwitz-Birkenau, onde fará um discurso.
A celebração da Via Sacra terá início às 17h30 no Parque Błonia, conduzida pelo próprio Papa. “O objetivo deste evento tão importante é mostrar aos jovens o significado da Cruz no contexto da misericórdia. Esta ideia será apresentada em uma dimensão prática da misericórdia – as obras de misericórdia corporais e espirituais”, destaca Bispo Damian Muskus. O autor da meditação é o Bispo Auxiliar de Cracóvia, Grzegorz Ryś. O cenário musical terá um caráter único nesta devoção, aprofundando o espírito de reflexão e meditação. A música vai soar como uma paixão combinada com a improvisação do jazz. O tema da noite será “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”, que é o tema da JMJ Cracóvia 2016.
4º Dia (sábado, 30 de julho de 2016)
Na manhã do sábado, o Santo Padre visitará o Santuário da Divina Misericórdia e a Capela da Irmã Faustina em Łagiewniki. Ele passará pela Porta da Misericórdia e celebrará uma missa com os padres, consagrados e seminaristas poloneses. Após a missa, o Papa fará uma visita ao Santuário de São João Paulo II, onde ele irá confessar cinco jovens: em italiano, espanhol e francês.
Na residência do Arcebispo de Cracóvia, o Papa Francisco almoçará com representantes dos jovens de todos os continentes, incluindo dois poloneses. No total, 12 peregrinos participarão neste encontro.
À noite, às 19h30, começará a Vigília do Papa com os jovens no Campus Misericordiae. A frase deste dia é:“A humanidadde não encontrará a paz enquanto não se voltar, com confiança, para a minha misericórdia” (Diário de Santa Faustina 300).
Para este momento, os líderes da juventude devem ser como os patronos da JMJ Cracóvia 2016: São João Paulo II e Santa Faustina, e o próprio Papa. Seguindo os passos dos patronos, os jovens serão guiados até Jesus, a Fonte de Misericórdia.
Este pensamento será refletido no design do altar: um design muito simples, com o elemento mais importante – a imagem de Jesus Misericordioso. O autor do conceito arquitetônico é o arquiteto polonês Stanisław Niemczyck, chamado “O Gaudi Polonês”. Uma de suas obras é uma igreja da Divina Misericórdia em Osiedle Oficerskie, Cracóvia.
O momento crucial será a Adoração ao Santíssimo Sacramento. A vigília terminará com um concerto de louvor, baseado no Credo, preparado por Adam Sztaba.
5º Dia (domingo, 31 de julho de 2016)
No domingo, 31 de julho, às 10h, no Campus Misericordiae, terá início a Missa de Envio. O encontro será baseado neste tópico: a dignidade universal resultante do Santo Batismo como uma Porta de Misericórdia – o envio de jovens testemunhas da Misericórdia.
A citação escolhida para este dia são as palavras do Diário de Irmã Faustina: “Sempre que quiseres proporcionar-Me alegria, fala ao mundo da minha grande e insondável misericórdia.” (Diário de Santa Faustina 164).
A cerimônia celebrada pelo Santo Padre no domingo é o auge da Jornada Mundial da Juventude. Será enfatizado o significado do Santo Batismo, que é o sacramento que une a todos nós. As promessas de renovação do Batismo serão apresentadas. Durante esta missa, o Papa anunciará o lugar da próxima JMJ.
A obra musical “Missa de João Paulo II” de Henryk Jan Betor será cantada durante a missa, uma peça composta especialmente para a JMJ. Foi escrita inicialmente em latim e será traduzida para outros idiomas. Será um presente da Polônia para o mundo, para ser tocada após a JMJ nas paróquias do mundo todo.
Antes de deixar a Polônia, o Papa Francisco irá encontrar-se com aqueles que são a força motriz e o coração da JMJ – os voluntários de todo o mundo, que servem durante a Jornada Mundial da Juventude, e os voluntários de longo prazo que têm ajudado o Comitê Organizador Local nos últimos meses. No total, são estimados cerca de 25 mil jovens voluntários para a JMJ. Para os voluntários, o encontro com o Papa é uma forma única e inestimável de agradecimento por seus serviços para a JMJ. Este encontro, assim como o encontro com o Comitê Organizador Local e os benfeitores, começará às 17h na Arena Tauron.
Às 18h15, haverá uma cerimônia curta no Aeroporto de Cracóvia, e depois o avião da companhia aérea polonesa LOT levará nosso convidado especial de volta para Roma, na Itália.
Assessoria de Imprensa da JMJ Cracóvia 2016