Início Comunicação Social Jean Paul Muller SDB apresenta o “SDB Change Congress”

Jean Paul Muller SDB apresenta o “SDB Change Congress”

57
0

(ANS – Roma) – Os anos 20 estão apenas começando e muitas coisas estão chegando ao fim. Da pandemia que ainda afeta o mundo é preciso tirar algumas lições. A saúde se tornou ainda mais preciosa e a influência das redes sociais parece incontrolável. Quais notícias são ‘fake news’ e quais são reais? Em direção a quais decisões a cultura humana está se dirigindo? No final da pandemia, quais serão as implicações positivas e negativas? Como está sendo reorganizada a relação entre urbanismo e ruralidade? De que maneira a Fé e o carisma salesiano podem salvar das crises do mundo? Onde são necessários os Salesianos hoje? Quais são os desafios para a sustentabilidade das obras salesianas no futuro? O evento “Congresso de Mudança SDB” busca responder a essas perguntas. Quem hoje o apresenta é o seu promotor, Sr. Jean Paul Muller SDB, Ecônomo Geral da Congregação Salesiana.

O congresso, que se fará de 19 a 23 de setembro de 2022 na Pontifícia Universidade Salesiana (UPS), de Roma, na verdade “começa hoje”, afirma Muller num vídeo em que fala do significado do congresso. “Porque queremos recolher ideias e críticas sobre o nosso comportamento como salesianos, na economia. Mas, acima de tudo, queremos chegar a uma economia sustentável”.

“O ‘SDB Change Congress’ ocorre durante a tremenda turbulência que atinge todos os nossos sistemas de vida. Essa turbulência, entretanto, tem outrossim um lado positivo: as crises servem para dissolver os padrões de pensamento bloqueados e destruir o que já não é bom e se tornou supérfluo. Elas impulsionam às inovações que se encontravam bloqueadas”, acrescenta o Ecônomo Geral, numa carta em que apresenta a iniciativa

Num mundo onde tudo muda, o congresso busca refletir e encontrar “soluções” para que os salesianos possam “não só permanecer entre os jovens, mas, sobretudo, ajudá-los a se preparar para o mundo do futuro, que será muito mais complexo que o nosso, presente”.

Entre os temas que serão abordados, falar-se-á de economia social e sustentável (com atenção às questões de energia, água, alimentação, autossustentabilidade); mas também, preservando o caráter salesiano, haverá reflexões sobre a espiritualidade hoje, neste mundo relativista, e sobre como exercer concretamente a liderança salesiana. Na verdade, a questão é: como comunicar hoje, dialogando com realidades que hoje ignoram quase completamente a realidade da Igreja e dos jovens, e que, muitas vezes, esperam “soluções pré-fabricadas”.

Outro tópico importante será a Inteligência Artificial (IA): como pode ela ajudar a compreender as novas realidades globais e como conviver com elas. Também será dada uma atenção particular ao problema da corrupção, que deve ser combatida não apenas por ser contrária ao Evangelho mas também porque “causa demasiados danos e rouba o futuro dos jovens”.

Os salesianos não pretendem abordar todos estes temas sozinhos: o “SDB Change Congress” contará com a participação: de especialistas de todos os setores envolvidos, além dos Ecônomos Inspetoriais; dos Responsáveis pelos Escritórios de Planejamento e Desenvolvimento; dos Diretores das Procuradorias e dos escritórios para a arrecadação de fundo, confirmando que este caminho, em direção a uma economia sustentável, é um caminho que a Congregação Salesiana percorre de forma unida, convicta, decidida.

O objetivo do Congresso é vislumbrar “a mudança como oportunidade para melhorar”. E, uma vez que o congresso “já começou”, todos podem participar, discutir, tirar dúvidas, por meio das redes sociais.

Para mais informações, visite o site: www.sdbchangecongress.org ; e a página no Facebook: www.facebook.com/SDBchangeCongress