Rádios educativas e comunitárias, rádios web, museus, memorial, editora, gráfica, canais de youtube… são muitas as organizações de comunicação a serviço da missão salesiana, no Brasil. Nesta sexta-feira, dia 30 de abril, a Rede Salesiana Brasil (RSB) reuniu, remotamente, lideranças desses setores em mais uma Reunião das Instituições de Comunicação Salesiana.
Depois da apresentação inicial dos 27 participantes, a Ir. Marcia Koffermann recordou os objetivos do encontro: promover o diálogo entre as diferentes instituições e socializar experiências realizadas, fortalecendo a identidade salesiana no Brasil, bem como refletir sobre o papel das instituições de comunicação salesiana num contexto de infodemia.
A equipe de Comunicação da RSB apresentou ‘Contextualização e apresentação do Posicionamento nas mídias da RSB Comunicação’. Houve um chamado à parceria com as instituições, reforçando a compreensão de que crescendo a rede, crescem as obras. Foi observado por um dos participantes que o foco principal deve ser sempre o da missão, com menor preocupação com a concorrência. Sugeriu-se também parceria com a AJS nacional para produção e veiculação de vídeos no tiktok.
Seguiu-se a socialização do trabalho que está se realizando em que cada instituição. Nestaapro ordem, apresentaram-se Edebê (Editora Dom Bosco) de Brasília, Gráfica Dom Bosco de Porto Alegre, FM Dom Bosco de Fortaleza, FM Pe. Cícero de Juazeiro do Norte, Museu das Culturas Dom Bosco de Campo Grande, Museu da Obra Salesiana do Brasil de São Paulo, FM Camaragibe de Matriz de Camaragibe, Web Rádio Carmo de Guaratinguetá, Web Rádio Tempo de Paz e Associação Missionária Amanhecer-AMA do Recife e Rádio Dom Bosco de Abreu e Lima-Caetés,
Das instituições ausentes, foram lembradas: Museu do Índio de Manaus, FM UCDB de Campo Grande, Rádio INOVA de Lorena, Web Rádio Dom de São Paulo, Memorial das FMA de Guaratinguetá.
Os participantes julgaram muito importante essa partilha (Ir. Ivone Marcuzo), a descoberta da riqueza do carisma comunicando, de muitas formas, o evangelho e a vida (Pe. Ademir). É necessário ganharmos impulso para o grande passo: com sentimento de unidade, partilharmos grandes linhas e projetos como RSB, que articula o trabalho salesiano SDB e FMA no Brasil (P. João Carlos).
Na última parte do encontro, foram tocadas coisas mais práticas, na linha do trabalho conjunto. A equipe de comunicação apresentou a Campanha Institucional. Foi acertada a construção de um vídeo comum, com participação de todos, para fortalecimento da marca, dando ênfase às organizações de comunicação (2 minutos por Instituição). A RSB disponibilizará o seu calendário de publicações. Dada a importância da comunicação neste momento da crise sanitária, acertou-se uma outra reunião no segundo semestre, este mais breve.
Exprimindo agradecimentos pela participação de todos e avaliando o alto valor de um encontro desse nível para a missão salesiana no país, a Ir. Marcia encerrou a reunião.
Por Pe. João Carlos Ribeiro