Os 6 inspetores salesianos do Brasil e também das inspetorias da Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai estão reunidos na Colônia Salesiana São Sebastião, que fica no município de Jaboatão dos Guararapes. No local funciona o Noviciado Salesiano da Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE) e é carinhosamente chamado pelo Inspetor do Nordeste, P. Francisco Inácio, de “Belém Salesiana”.
A reunião começou na terça-feira (24/10) e vai até a quinta-feira (26/10), e tem a participação do Conselheiro Regional para a América Cone Sul, P. Hector Gabriel Romero, que coordena o evento. De acordo com o presidente da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil (CISBRASIL), P. Ricardo Carlos, o tema central da reunião são questões do trabalho inter-regional e interprovincial dos salesianos na América Cone Sul. “Também serão apresentadas e avaliadas as conclusões da Visita de Conjunto, que aconteceu neste ano em Buenos Aires (ARG)”, destacou o inspetor de Campo Grande.
A Visita de Conjunto é um instrumento de animação do Reitor-Mor e Conselho Geral. Foi criada e desenvolvida por iniciativa dos Reitores-Mores, desde o tempo do P. Luís Ricceri, VI Sucessor de Dom Bosco. Não é estabelecida pelas Constituições e Regulamentos, mas é uma iniciativa que se tornou parte da prática salesiana, para promover “a unidade da Congregação como fruto da comunhão e da fidelidade carismática” (CG25, 88).
Ainda de acordo com o presidente da CISBRASIL, outro assunto a ser abordado é o tema do próximo Capítulo Geral, CG29 — “Apaixonados por Jesus Cristo, Dedicados aos Jovens – Por uma vida fiel e profética da nossa vocação salesiana” — e terá a missão de escolher o sucessor de D. Ángel Artime, nomeado Cardeal pelo Papa Francisco.
Os inspetores, além das reuniões de trabalho, também celebraram a Santa Missa com a comunidade local do Noviciado e tiveram os momentos de oração realizados na Capela Santo Artémides Zatti. “Agradecemos à Inspetoria Salesiana de São Luiz Gonzaga (BRE) que nos recebe e que nos permitirá conhecer também a realidade do Nordeste brasileiro”, finalizou P. Ricardo.