Evento reúne lideranças para discutir temas comuns e preparar o 29º Capítulo Geral
Inspetores dos Salesianos do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, acompanhados pelo Conselheiro Regional para a América Cone Sul, P. Gabriel Romero, participam de um encontro de formação e reflexão no Teologado de Lo Cañas, entre os dias 21 e 23 de outubro. A Missão Salesiana de Mato Grosso está presente no encontro com o inspetor, P. Ricardo Carlos. O evento tem como objetivo discutir temas relevantes para a região e preparar-se para o 29º Capítulo Geral, que ocorrerá em Turim-Valdocco, entre 16 de fevereiro e 12 de abril de 2025. O tema do encontro mundial será: “Apaixonados por Jesus Cristo, dedicados aos jovens. Experiência profética da nossa vocação salesiana”.
Encontros e formação com diferentes frentes salesianas
A programação inclui reuniões online com representantes do Centro Regional do Salesiano Coadjutor (CRESCO), no México, e do Centro Salesiano de Formação Permanente da América (CSFPA), em Quito, para avaliar a formação de irmãos salesianos e identificar necessidades para os próximos anos.
Os inspetores também participarão de encontros com a Rede Salesiana América Social, que coordena obras e serviços destinados a crianças e jovens em situação de risco social.
O evento conta com uma sessão dedicada à pastoral vocacional, conduzida pelo Padre Miguel Ángel García, Conselheiro Mundial para a Pastoral Juvenil, para aprofundar o trabalho com novas vocações. Para esta terça-feira (22/10), o grupo tem agendada uma conferência com o cardeal Ricardo Ezzati, que abordará a identidade dos salesianos consagrados na Igreja.
Opiniões dos participantes sobre o encontro
O Conselheiro Regional para a América Cone Sul, P. Gabriel Romero destacou que “os encontros fundamentalmente são espaços de fraternidade para compartilhar a própria experiência, a realidade das inspetorias e a trajetória de cada inspetor. Tem uns que já estão concluindo como inspetores e outros que estão começando. Então é um bom grupo”.
P. Nelson Moreno, Inspetor dos Salesianos do Chile, ressaltou a importância do evento: “Fundamentalmente é refletir sobre o capítulo, como nós, enquanto zona, somos capazes de projetar a nossa missão. Cada uma das nossas províncias já realizou seu Capítulo Provincial, e agora podemos cruzar as informações e avaliar algumas propostas e desafios que estamos enfrentando”.
Ele concluiu afirmando: “Há um compromisso comum com o sonho e as esperanças das nossas províncias, por isso penso que é bom porque aprendemos com os outros”.
Com informações: Boletim Salesiano do Chile