Início Inspetor Inspetor preside Missa de Encerramento da Festa Inspetorial 2023 da MSMT

Inspetor preside Missa de Encerramento da Festa Inspetorial 2023 da MSMT

543
0
Padre Ricardo Carlos presidiu a Santa Missa na Capela da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Três Lagoas. Foto: MSMT

A Capela da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Três Lagoas, recebeu os salesianos reunidos para a Assembleia e Festa Inspetorial 2023. A Santa Missa presidida pelo inspetor, P. Ricardo Carlos teve a liturgia votiva a Nossa Senhora Auxiliadora.

Concelebraram a Santa Missa outros trinta sacerdotes salesianos, vindos das mais distantes presenças da inspetoria. O calor de 39°C registrados no final da manhã desta sexta-feira (17/11) não diminuiu o fervor e atenção de todos os que compareceram à celebração.

Logo na acolhida, P. Ricardo destacou a importância de Nossa Senhora Auxiliadora para a obra salesiana. “Nós escolhemos a Missa votiva a Nossa Senhora Auxiliadora reconhecendo o quanto ela fez, faz e, com certeza, continuará fazendo coisas boas em favor da nossa obra salesiana”, afirmou.

Na homilia, o inspetor fez um paralelo entre a leitura do Evangelho, que narrou a visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel, com os significados históricos e teológicos do encontro do Messias com o seu precursor, São João Batista. Também lembrou a importância de valorizar a história dos salesianos na Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório. Padre Ricardo destacou que essa história é feita de sangue, lágrimas e suor, derramados por gerações de sacerdotes e irmãos salesianos na construção de tudo o que hoje existe nos três Estados de abrangência da inspetoria.

Um dos pontos altos da homilia foi a referência de que todo trabalho dos salesianos acontece na alegria de ser consagrado a Deus e pertencer a esta inspetoria. Padre Ricardo convidou cada irmão salesiano a viver o protagonismo da própria vocação “acreditando que estamos rodeados de pessoas que acreditam e esperam em nós”, destacou.

O organizador da Assembleia e Festa Inspetorial, P. Ademir Lima de Oliveira, mostrou satisfação com o evento. Ele lembrou que a presença de Três Lagoas sediou a reunião para celebrar os 100 anos que os salesianos chegaram à cidade sul-mato-grossense, na fronteira com o Estado de São Paulo. “A Festa Inspetorial é um momento muito importante de nos reunirmos para agradecermos a Deus pelo todo trabalho realizado na Missão Salesiana. Aqui estiveram presentes os diretores, coordenadores e delegados da inspetoria, que animam e governam, junto com o inspetor, a nossa missão entre os jovens. É um marco muito importante porque rezarmos juntos, nos encontrarmos e podermos partilhar e avaliar as nossas atividades é um enriquecimento. E, no próximo ano, em vista das comemorações dos 130 anos da Missão Salesiana, possamos cada vez mais crescer no amor e na fraternidade do nosso carisma”, declarou o vigário inspetorial.

O encerramento da Festa Inspetorial foi em um almoço festivo realizado no Centro Juvenil Jesus Adolescente.