Início Instituição de Ensino Superior Grupo de Pesquisa do Unisalesiano promove reflexão sobre ressocialização e dignidade humana

Grupo de Pesquisa do Unisalesiano promove reflexão sobre ressocialização e dignidade humana

117
0
Acadêmicos do Unisalesiano visitaram Centro de Ressocialização de Araçatuba para diálogo com os reeducandos. Foto: Divulgação Unisalesiano

Acadêmicos do curso de Direito do UniSALESIANO, integrantes do grupo de pesquisa em Violência e Segurança Pública, coordenado pelo professor e juiz Marcelo Misaka, visitaram o Centro de Ressocialização de Araçatuba, em 17 de outubro. A atividade promoveu diálogos entre os estudantes e reeducandos, especialmente durante o “Clube da Leitura”, com debates sobre a obra “A marca de uma lágrima”, de Pedro Bandeira.

Lucas Palmieri, estudante do 6º semestre, destacou que a experiência mudou sua percepção sobre o encarceramento: “Essa experiência me mostrou como os reeducandos podem ser sensíveis, educados e inteligentes, o que desafia estigmas.” Ele também compartilhou a história de um interno que, inspirado pelo livro, decidiu manter a prática de escrever cartas à esposa como demonstração de afeto.

Gabriela Tonello, aluna do 4º semestre, ressaltou a relevância da ressocialização e elogiou a oportunidade de ouvir as perspectivas dos internos e da equipe do CR: “Foi admirável entender a luta para que o objetivo do direito penal seja alcançado.” Lívia Sancassani, também do 4º semestre, destacou a importância de sair da “bolha acadêmica” e refletir sobre as conexões entre literatura e vivências pessoais.

Após a discussão literária, os estudantes conheceram a estrutura do centro e as iniciativas de reintegração social desenvolvidas no local. Segundo Misaka, o grupo de pesquisa busca ampliar a compreensão dos alunos sobre o sistema de justiça, promovendo debates e experiências que integrem teoria e prática, alinhados aos princípios da dignidade humana.

A atividade exemplifica a formação integral promovida pela instituição, em sintonia com os ideais de Dom Bosco, ao desenvolver ações que estimulam a construção de bons cristãos e honestos cidadãos.

Com informações: Assessoria Unisalesiano