Início Animação Missionária Formandos realizam atividades missionárias durante a Pastoral de Férias

Formandos realizam atividades missionárias durante a Pastoral de Férias

27
0
Formandos salesianos realizam atividades pastorais durante o período de férias. Foto: MSMT

Atuação em diversas localidades

Entre os dias 10 e 26 de janeiro de 2025, os formandos da Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório, vinculada à Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), participaram da Pastoral de Férias em diversas localidades. Ao todo, 38 formandos realizaram atividades missionárias em cidades como Indápolis, Barra do Garças, Rondonópolis, Três Lagoas, Cáceres, Corumbá, Primavera do Leste e Campo Grande. As Missões Indígenas de Meruri, São Marcos e Sangradouro também foram pontos de destaque.

Objetivos e experiências dos participantes

O Delegado para a Pastoral Juvenil Vocacional e Ação Missionária, Padre Aldir da Silva, explicou que a Pastoral de Férias promove uma mudança nas atividades regulares da formação salesiana. Segundo ele, “é um momento propício para uma mudança de atividades no tempo da formação salesiana”.

O pré-noviço Gabriel Quadros relatou sua experiência em Sangradouro, uma comunidade que trabalha com o povo indígena Xavante. “Junto aos irmãos formandos: Ir. Gabriel Coelho, S. Thiago Terto e o pré-noviço José Cardoso prestamos assistência à comunidade. Entre as atividades, destaco a presença dos estudantes de medicina do Projeto PAAPI (Projeto Acadêmico de Assistência aos Povos Indígenas), que tem o intuito de trazer mais dignidade para os indígenas da presença”, afirmou.

Atividades realizadas nas Missões Indígenas

Em Meruri, o pré-noviço Lucas Lamancusa participou de ações como visitas domiciliares em atendimento a um questionário diocesano para o Sínodo, oratórios festivos, celebrações e encontros com a juventude Boe-Bororo. Ele também destacou a atuação do PAAPI, que promove iniciativas voltadas para a saúde e o bem-estar dos indígenas.

Já em Primavera do Leste, o pré-noviço Heliton Bartolamey relatou atividades como oratórios noturnos, organização de doações para os afetados pelas enchentes em Paratinga e manutenção de espaços comunitários. “Houve também a despedida do Padre Denilson, que foi transferido para outra paróquia”, relatou.

Ação missionária e legado salesiano

Inspirados pelo carisma de Dom Bosco e pelos 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana, os formandos dedicaram-se ao anúncio de Jesus Cristo, especialmente aos jovens mais necessitados. Em todas as localidades, a atuação buscou integrar a espiritualidade salesiana às necessidades das comunidades atendidas.

Com informações: Boletim Salesiano