Início Comunicação Social Fiéis de 36 países participam do VIII Congresso Mundial de Maria Auxiliadora

Fiéis de 36 países participam do VIII Congresso Mundial de Maria Auxiliadora

42
0

Domingo, 10 de novembro, na Basílica de Maria Auxiliadora, de Buenos Aires, iluminada e repleta dos Fiéis de 36 Países para participar do VIII Congresso Mundial de Maria Auxiliadora, em sua qualidade de Centro de União e Pai da Família Salesiana (FS), o Reitor-Mor dos Salesianos, P. Ángel Fernández Artime, anunciou a decisão de sediar e preparar a próxima edição do Congresso – a 9ª – em Portugal, em Fátima, em Agosto de 2023.

A cerimônia de encerramento do VIII Congresso Mundial de Maria Auxiliadora, realizado em clima de festiva salesianidade na Basílica construída pelo Arquiteto salesiano P. Ernesto Vespignani, contou com a presença de vários Inspetores Salesianos e vários Superiores e Responsáveis dos Grupos da FS, do P. Eusebio Muñoz, Delegado do Reitor-Mor para a FS; e do P. Pierluigi Cameroni, Animador Espiritual Mundial da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA).

O Presidente da ADMA ‘Primária’, de Turim, Renato Valera, disse: “O encontro foi uma experiência das duas colunas do carisma salesiano – Jesus Eucaristia e Maria Auxiliadora – . Sinto-me entusiasmado pela decisão tomada de fazer o próximo Congresso em Portugal, especialmente pelo Amor a Maria que ali se vive e respira”.

Pelas 10 horas, o Reitor-Mor se apresentou no Santuário para dirigir as palavras de encerramento e indicar o caminho para os próximos anos. “A dimensão missionária salesiana nos une a partir do mesmo coração de Dom Bosco: a história desta nação nos fala do seu amor pelo anúncio do Evangelho. Antes de tudo, devemos estar conscientes – disse – de que pertencemos a uma Igreja missionária”.

O P. Á. F. Artime recordou também o trabalho dos missionários salesianos em todos os lugares do mundo e, sobretudo, o empenho de levar Maria Auxiliadora a todos os lugares, inclusive aos mais difíceis, como a Merúri, nas missões do Brasil.

Indicou, em seguida, alguns elementos-chaves para um trabalho pessoal e, sobretudo, para a missão salesiana de cada filho de Maria Auxiliadora: “Maria nos conhece. Conhece os nossos sonhos. Conhece os nossos projetos. Ela nos toma pela mão e nos leva persistentemente a Jesus” – afirmou. A seguir, convidou todos os participantes do Congresso a viver em profundidade a própria vida espiritual e a sempre perguntar-se: “O que quereis de mim, Senhor?”. Esta é uma pergunta que todos se devem fazer para aprofundar a própria vida e missão, neste mundo. Concluindo, disse o Reitor-Mor: “Maria é nossa Mãe! E repete-nos como no Evangelho: “Fazei o que Ele, Deus, vos disser!”.

Antes de entrar na Igreja de Maria Auxiliadora, declarou encerrado o VIII Congresso e anunciou a sede do próximo – IX – Congresso. E desde a Basílica, abençoou e saudou a todos com reconhecimento.

 

Fonte: ANS-Buenos Aires