A Imaculada Conceição de Nossa Senhora, doutrina de origem apostólica, foi proclamada dogma pelo Papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854, com a bula “Ineffabilis Deus”. A explicação da doutrina está no Catecismo da Igreja Católica:
- Para vir a ser Mãe do Salvador, Maria “foi adornada por Deus com dons dignos de uma tão grande missão”. O anjo Gabriel, no momento da Anunciação, saúda-a como “cheia de graça”. Efetivamente, para poder dar o assentimento livre da sua fé ao anúncio da sua vocação, era necessário que Ela fosse totalmente movida pela graça de Deus.
O dia 8 de dezembro — solenidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição — marca a origem do carisma salesiano. Maria sempre esteve presente intensamente na vida de Dom Bosco. Na origem da vocação e missão do santo, no chamado “Sonho dos nove anos”, a mãe de Jesus se apresenta como a “Pastora dos jovens”. Na história de vida de Dom Bosco, observa-se a afeição por Maria e a forma com que, desde novo, o santo dos jovens soube acolher o jeito de educar mariano. Para ele, a mãe de Jesus representava uma experiência vital. Maria tornou-se a inspiradora e mestra daquele que hoje é reconhecido como Pai e Mestre da Juventude.
As ligações históricas do 8 de dezembro com a vida de Dom Bosco estão identificadas nos primeiros vinte anos do seu ministério sacerdotal e se transformaram em tradição e devoção especial na família salesiana. Historicamente, os sacerdotes salesianos recebiam o sacramento da Ordem no dia 8 de dezembro, ou em datas próximas, para fazer referência à solenidade litúrgica.
Na Inspetoria de Santo Afonso Maria de Ligório (BCG), hoje são 7 os sacerdotes que celebram o aniversário de ordenação presbiteral. São os seguintes:
Pe. SEBASTIÃO PANIAGO VILELA — 08/12/1959
Pe. BARTOLOMEO GIACCARIA — 08/12/1961
Pe. PASCOAL FORIN — 08/12/1964
Pe. JOÃO BOSCO MONTEIRO MACIEL — 08/12/1973
Pe. JOÃO DESSI — 08/12/1990
Pe. RICARDO CARLOS — 08/12/2001
Pe. ADALBERTO ALVES DE JESUS — 08/12/2007
A todos eles, os parabéns pela vocação e abençoado exercício do ministério sacerdotal!
Euclides Fernandes
DRT/MS 55/02