Padre Ángel Fernández Artime nasceu em Gozón-Luanco, nas Astúrias, em 21 de agosto de 1960. Seu pai era pescador e sua mãe era quem vendia o pescado. Em 1970 sua família mudou-se para Astudillo, Palência, onde se matriculou em um internato. Depois estudou três anos em Cambados (Pontevedra) e, em seguida, ingressou na escola salesiana de Leão. Fez a primeira profissão salesiana a 3 de setembro de 1978 em Mohernando (Guadalajara) e a perpétua a 17 de junho de 1984 em Santiago de Compostela. Foi ordenado sacerdote em 4 de julho de 1987 em Leão.
Dom Ángel é bacharel em teologia pastoral, filosofia e pedagogia pela Universidade de Valhadolide.
Após a sua ordenação, iniciou o seu ministério ensinando religião no Colégio Salesiano Santo Ángel de Avilés (Astúrias) e foi então diretor do Colégio Salesiano de Ourense. Foi delegado da Pastoral Juvenil, diretor do Colégio Salesiano de Ourense, membro do conselho provincial e vigário inspetorial da Inspetoria de Leão e, mais tarde, (2002-2006) foi eleito seu inspetor.
Ele foi selecionado para fazer parte dos organizadores do XXVI Capítulo Geral em Roma em 2008. Em 2009 foi eleito inspetor da Argentina Sul, com sede em Buenos Aires. Naquela época, Dom Ángel trabalhou com o cardeal Dom Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, que mais tarde se tornou o Papa Francisco.
Foi eleito o décimo sucessor de Dom Bosco em 25 de março de 2014 no XXVII Capítulo Geral. Ele é o primeiro espanhol e o terceiro não italiano a se tornar Reitor-mor dos Salesianos. Como reitor-mor, presidiu à abertura das celebrações dos 200 anos de São João Bosco, em 24 de janeiro de 2015, em Turim. Ele foi eleito para um segundo mandato de seis anos como reitor no XXVIII Capítulo Geral em 11 de março de 2020.
Em 9 de julho de 2023, o Papa Francisco anunciou durante o Angelus que o criaria cardeal no Consistório de 30 de setembro deste ano. Ele é o primeiro superior de uma congregação religiosa a ser feito cardeal durante o exercício da função.
O Papa Francisco disse a Dom Ángel que pode continuar a servir como reitor-mor até 31 de julho de 2024, quando receberá uma nova designação.