A Faculdade Salesiana de Santa Teresa (FSST) – filial da Missão Salesiana de Mato Grosso – abre inscrições, a partir de outubro deste ano, para dois novos cursos de graduação em Corumbá: Pedagogia e Tecnologia em Segurança do Trabalho. Ambos já foram reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), após visita de avaliação e finalização dos trâmites junto ao órgão do governo federal.
Os cursos de Pedagogia e Tecnologia em Segurança do Trabalho foram preparados pela FSST após amplo processo de planejamento, que contou com implementação de melhorias de infraestrutura (salas de aula e laboratórios), avaliação do projeto acadêmico e contratação do corpo docente. A iniciativa integra o Plano de Desenvolvimento Institucional da FSST, aprovado pela Missão Salesiana de Mato Grosso.
As inscrições para os cursos estarão abertas a partir de outubro deste ano, durante a campanha do Vestibular 2015.
Pedagogia
O Curso de Pedagogia é voltado para a formação de professores e educadores e está em sintonia com a identidade e o trabalho institucionais realizados pelos Salesianos em Corumbá que, ao longo de mais de um século, dedicam-se à educação da juventude da região de Corumbá e Ladário. Funcionará no período noturno e tem duração de três anos. Serão oferecidas cinquenta vagas.
A profissão de professor está no centro das atuais discussões sobre as transformações do Brasil em um país competitivo e de economia forte. Qualquer mudança e crescimento do país só poderão ser alcançados por meio da valorização da educação e, consequentemente, de seus professores.
A valorização inicia-se com uma formação de qualidade, capaz de garantir competência aos futuros educadores. Nesse cenário estratégico da educação para o Brasil, as perspectivas profissionais para os professores são positivas, inclusive com o aumento de investimentos de recursos públicos na educação aprovados pelo novo PNE, passando a ser dez por cento do PIB.
Tecnologia em Segurança do Trabalho
O Curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho é voltado para a formação de profissionais que atuam especialmente nas indústrias e empresas da região e que precisam estar atentos aos padrões de qualidade, segurança e saúde dos ambientes de trabalho, procurando traduzir a complexidade das normas e legislações que orientam a realização dos procedimentos produtivos em capacidade de organização e produção nas empresas, garantindo que a aplicação racional de recursos, normas, equipamentos e pessoas alcancem os melhores índices de produtividade com qualidade e segurança para os trabalhadores.
Trata-se da formação de um profissional estratégico no interior das empresas, capaz de colaborar para o aumento da produção com segurança e saúde para os trabalhadores, evitando-se perda de vidas, acidentes, prejuízos ambientais e sociais e desgaste dos vínculos de confiança entre a empresa e seus colaboradores.
O Curso terá duração de dois anos e meio e funcionará no período noturno. Serão oferecidas sessenta vagas anuais.