Por ocasião do bicentenário do ‘Sonho dos nove anos’ de Dom Bosco, o Setor para a Pastoral Juvenil (PJ) promove, de 11 a 16 de agosto, a celebração do Sínodo Salesiano dos Jovens 2024, no Colle Don Bosco.
Dom Bosco era um sonhador como todos os profetas que veem o futuro distante e olham para o futuro com esperança, a começar pelo ‘Sonho dos Nove Anos’, no qual se lhe mostrou a futura missão de sacerdote e educador; sonhos, os seus, que se realizaram milagrosamente, com a ajuda da Providência, dos seus Salesianos, dos tantos Benfeitores que sempre apoiaram e continuam a apoiar a sua Obra.
O Sínodo Salesiano dos Jovens quer ser um caminho para os jovens das Inspetorias Salesianas valorizarem e aprofundarem o ‘Sonho dos Nove Anos’, redescobrindo o seu significado para a espiritualidade, o discernimento e a realização da própria vocação. Ele pressupõe o envolvimento e a participação direta dos jovens.
Serão convidados no máximo dois jovens de cada Inspetoria dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, envolvidos na animação pastoral nas realidades locais e inspetoriais, e nas atividades do Movimento Juvenil Salesiano. A idade dos participantes é de 18 a 30 anos. Junto com eles, dois Salesianos e duas Filhas de Maria Auxiliadora por Região.
Serão três as fases. A primeira fase, preparatória, de escuta e diálogo, será realizada em cada Inspetoria. A participação de “todos” ocorrerá por meio da consulta no processo de preparação do Sínodo, para reunir todas as vozes que são expressão dos jovens do mundo. Para isso, será proposto um questionário preliminar em cada Inspetoria, com o objetivo de elaborar o ‘Instrumentum Laboris’. A segunda fase será celebrativa, vivida no Colle Don Bosco com a metodologia sinodal, em clima espiritual e em pequenos grupos (grupos linguísticos) – o que garantirá maior participação – e a Assembleia plenária. A última fase de ação envolverá o trabalho no documento final.
Também está prevista a publicação de um “Livro de Mesa” com 200 sonhos de jovens de todo o mundo. Foi criada uma comissão, composta por 12 jovens de todo o mundo, e um grupo pré-sinodal para a elaboração do Instrumentum Laboris.
Nos dias das reuniões sinodais será possível observar tanto a diversidade cultural das realidades juvenis e da Igreja, quanto a unidade que o carisma salesiano confere. Será uma fonte de grande alegria ver não só a participação, a compreensão, o consenso mas também a capacidade de trabalho e de discernimento, e a partilha de muitos momentos de reflexão, oração, proposta.
O logotipo escolhido para o Sínodo dos Jovens Salesianos representa o prado do sonho de Dom Bosco, sobre um fundo verde; a proposta de caminhar juntos e em rede; símbolos que remetem ao diálogo, à reflexão e à participação; e a cruz – tudo na busca espiritual, na fé, no cuidado da relação com Jesus Ressuscitado.