Com o objetivo de fortalecer a Missão Salesiana em Rede, o Encontro dos Comitês Setoriais da Rede Salesiana Brasil começou no sábado (16/03) com a chegada dos representantes a Porto Alegre (RS). Todos foram acolhidos na casa de eventos e hospedagens das Irmãs Salesianas, localizada no bairro Moinhos de Vento.
O primeiro dia foi dedicado à meditação e integração dos participantes. Divididos em grupos, todos participaram da meditação da criação do mundo, conforme narrado no livro do Gênesis. Permaneceram fortes as palavras “Luz” e a expressão “Deus viu que tudo era muito bom” como referência para os demais dias de trabalho.
No final da tarde, o presidente da CISBRASIL e inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos presidiu a Santa Missa, do quinto domingo da quaresma.
O tema do encontro foi “Sonhando em Rede” para que a Estreia 2024 também norteasse as linhas de trabalho e as perspectivas de ação dos comitês da Rede Salesiana Brasil.
Entre os objetivos específicos traçados pela coordenação nacional estava a integração entre os membros dos Comitês Programáticos e Comissão da Pastoral Juvenil, fortalecendo a familiaridade dos grupos e a dimensão carismática do trabalho em rede. Também esteve entre os objetivos a partilha dos desafios e sonhos do trabalho de cada coordenador para a ação educativa em Rede.
De acordo com a diretora executiva da RSB, Irmã Silvia Aparecida da Silva, o encontro fortalece a ação em Rede. “É muito significativo para o espaço de ação em rede ter essa visão do plano anual de trabalho integrado, um sabendo o que o outro está realizando. . Eu reconheço como um ponto alto desse momento, é justamente isso. Podemos estar juntos no mesmo espaço, compartilhando ideias, projetos, desafios, dificuldades, mas ao mesmo tempo olhando juntos com a perspectiva de futuro.”, avaliou
Participaram do encontro 53 pessoas inclusive os Inspetores Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora. Os temas discutidos e planejados incluíram as campanhas de matrículas para escolas e obras sociais, o posicionamento da Rede Salesiana diante do mercado educacional altamente competitivo, e a preparação do PAT Integrado e do Plano Integrado de Formação.
O encontro teve seu encerramento com uma ‘Celebração de Envio” para que cada salesiano, filha de Maria Auxiliadora ou leigo pudesse ter a bênção de Deus, por intercessão de São José (santo do dia) para a missão de viver e trabalhar a identidade carismática salesiana nas suas inspetorias.
Para o diretor executivo da RSB, P. Sérgio Augusto Baldim Júnior, o encontro é uma experiência muito importante porque o plano de ação projetado pela rede, o PAT, é a sintonia entre os comitês. “É fundamental essa proposta de fazermos todos juntos e com os comitês todos ao mesmo tempo o que permite esse intercâmbio também de trabalhos o que vai consolidando e fortalecendo cada vez mais o sentido de rede Salesiana Brasil. Acho que a sistematização dos processos que já estão encaminhados e que foram iniciados tempos atrás, seja no planejamento do ano passado, seja a consolidação também de todo o pacto que foi feito no encontro de Aparecida em setembro do ano passado, isso tudo também ajuda nesse processo e isso é um avanço. A presença de quase todos os inspetores e inspetoras aqui também foi uma coisa muito boa. Sim, porque permite o alinhamento depois quando da Assembleia da RSB Brasil, todos já estão a par de tudo aquilo que está acontecendo e de como está caminhando o processo dos comitês e da rede”, declarou.