Início Paróquias Equipe de Catequese de Colégio Salesiano revive Oratório Festivo no estilo de...

Equipe de Catequese de Colégio Salesiano revive Oratório Festivo no estilo de Dom Bosco

92
0

A tarde do último sábado foi de muita atividade com música, oração, lanche, brincadeiras e jogos para 210 crianças e adolescentes que fazem catequese na capela do Colégio Salesiano Dom Bosco em Campo Grande. A atividade foi uma forma de lembrar o dia das crianças, uma data comercial, mas que já está incorporada ao imaginário das gerações de pais e filhos brasileiros.

Participaram da atividade praticamente todos os matriculados em todas as fases da catequese na capela do Colégio, desde a ‘Infância Missionária 1”, que recebe crianças de 7 anos, até a segunda etapa da preparação para a Crisma, que conta com adolescentes de 16 anos. “Desde 2018 que nós começamos a fazer esse tipo de encontro na catequese. A gente buscou o mês de outubro pensando no dia das crianças. Mesmo que alguns sejam jovens de 12 a 15 anos, a gente procurou resgatar a infância na vida deles”, revelou a coordenadora de Catequese da capela, Alessandra Torraca.

Para ajudar as catequistas nas atividades com tantas crianças e adolescentes foram convidados alunos e ex-alunos do Colégio Dom Bosco, que participam dos grupos ligados à Pastoral da escola. “Eu quis trazer também esses ex-alunos para participar porque eles sentem falta de estar ali e participar das atividades de pastoral, e como eles são mais velhos, maiores de idade e têm mais responsabilidade, assim eles ajudam os alunos a cuidar das crianças e de si mesmos”, avaliou Torraca.

Um dos objetivos do retiro foi integrar a catequese da capela com a pastoral do colégio. Por isso, foi pensado em fazer com que esse retiro buscasse a ideia de Oratório nos moldes que Dom Bosco fazia em Turim. “A gente quis fazer uma tarde de oratório nos moldes de Dom Bosco, que evangelizava as crianças através de brincadeiras, música e diversão, além de ver aquela alegria das crianças em um momento diferente da catequese”, pontuou.

Também contribuíram para o sucesso do “Retiro/Oratório” 5 salesianos pós-noviços. Dois deles já participam semanalmente das atividades de catequese na capela do Colégio Dom Bosco, mas outros três foram arregimentados para integrar a equipe de animação e música. Tudo foi organizado pela equipe de catequese. As catequistas e os ex-alunos atuaram como monitores para funcionar como descreve o Sistema Preventivo de Dom Bosco. “Em 2018 isso começou com uma ideia de quando a minha filha Giovana fazia parte da Pastoral do colégio. Eu via que faziam falta na catequese aquelas brincadeiras que havia nas atividades da Pastoral, aqueles retiros, jornadas e outros encontros que eram feitos no colégio. Eu queria levar aquele tipo de atividade para a catequese. A intenção era fazer algo diferente da catequese que não fosse só dentro da sala de aula. Então, com a ajuda dos seminaristas e do P. Marcelo Fujimura, a gente organizou isso” explicou.

Além das atividades de animação, gincanas, música, oração e lanche, foi feita uma explicação completa sobre os motivos das atividades daquela tarde, e ainda uma descrição de como era o oratório de Dom Bosco.  e depois as gincanas, lanche. O Oratório Festivo da Catequese começou às 14h e foi até 17h, no Centro Salesiano de Evangelização São Francisco de Sales, perto do campus da UCDB, em Campo Grande.