Na manhã da última quarta-feira (21), teve início o Encontro Nacional da Ação Social (ENAS) 2020, que traz o tema “Novos desafios em tempos de esperança: ressignificando nossa missão!”. Este ano, em observação às orientações de combate à Covid-19, o evento acontece virtualmente, reunindo mais de 400 representantes das obras sociais salesianas do Brasil até a sexta-feira (23). O ENAS 2020 tem a coordenação dos diretores executivos da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social), Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Waldomiro Bronakowski.
“Esta é a nossa ação em rede acontecendo, onde cada um de nós e cada um de vocês se torna protagonista do processo de ressignificação social”, disse a irmã Silvia ao saudar os mais de 400 inscritos do Encontro. “Formamos uma grande rede social no Brasil Salesiano. Nós somos a Igreja! Nós somos a Rede! É bom estarmos juntos como Rede, por isso, agradeço imensamente em nome da Rede Salesiana na nossa área social a todos vocês, queridos participantes do nosso encontro”, agradeceu o padre Waldomiro.
A temática central do primeiro dia do evento girou em torno da Encíclica Laudato Si do Papa Francisco e dos Cadernos da RSB-Social, assunto que contou com a contribuição da Ir. Celene Couto, FMA, coordenadora da obra social salesiana Comunidade Recanto da Cruz Grande em Itapeví, SP.
Na quinta-feira (22), os participantes do evento contaram com a palestra “Cenário econômico no Pós Pandemia: oportunidades e desafios para as Obras Sociais”, com a economista Patrícia Palermo, que também esteve pressente no ENARSE deste ano. Além da palestra sobre o cenário econômico, o segundo dia do ENAS teve as contribuições da Laura Christina sobre a parceria com a Schneider Electric; um momento com o captador de recursos da UPV, Phelipe Sales, além de uma fala da diretora executiva da RSB-Comunicação, Ir. Marcia Koffermann, sobre Projetos Educomunicacionais.
O último dia do Encontro traz uma revisão das ações do sexênio da Rede Salesiana Brasil de Ação Social, com o assessor da RSB-Social, Pe. Agnaldo Soares Lima, além de um momento com a diretora executiva da RSB-Escolas, Ana Paula Costa e Silva, sobre o Centro Salesiano de Formação (CSF).
Fonte: RSB-Comunicação