De 14 a 20 de julho, um grupo de 30 Salesianas – Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) – reuniu-se em São Paulo (SP), na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), para viver a semana dos Exercícios Espirituais, ou seja, o retiro anual conforme indicam as Regras das FMA: «momentos de especial renovação interior […] serão os exercícios espirituais anuais, considerados por Dom Bosco de grande importância para uma retomada no caminho da santidade» (art. 46).
Os Exercícios Espirituais, orientados pelo Salesiano de Dom Bosco (SDB), P. Ademir Lima de Oliveira, Vice-Inspetor da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, de Campo Grande (MS), contou com representantes de 14 comunidades da BAP, vindas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O grupo foi também acompanhado pela presença constante de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP. Na abertura dos Exercícios Espirituais, a Inspetora retomou o artigo 46 das Constituições FMA, oferecendo uma palavra de motivação e convidando as participantes a «viverem intensamente esta semana de oração, tão valorizada até mesmo pelos leigos e leigas de nossas comunidades».
Segundo Irmã Alaíde, é importante retomar o caminho de santidade. «Qual é a santidade no estilo salesiano? É a santidade do viver bem as coisas de cada dia porque Dom Bosco não propunha coisas grandiosas, mas viver bem o dia a dia».
Na opinião de Irmã Lina Mondini, que veio de Rio do Sul (SC), em uma viagem de 15 horas para chegar a São Paulo, «a introdução feita por Irmã Alaíde valeu por um retiro!». «Uma semana de graça sobre graça. Tempo próprio para louvar, agradecer, pedir perdão e retomar o caminho da santidade», destacou a Irmã.
Todas as reflexões propostas pelo pregador, P. Ademir, estavam fundamentadas na Palavra de Deus e foram muito bem acolhidas pelas Irmãs: “a metodologia utilizada pelo pregador, P. Ademir, ajudou em minha reflexão, análise e revisão do projeto de vida”, salientou Irmã Elisabeth Benevides, de Cambé (PR).
O sacerdote ofereceu um percurso bíblico por meio de textos que falam de encontro, de caminho, de ressurreição, de vida nova, como é o caso dos Discípulos de Emaús (Lc 24), da Samaritana (Jo 4), da ressurreição de Lázaro (Jo 11) e da parábola do Semeador (Mt 13).
Um momento muito especial, que trouxe novidade aos textos meditados e rezados, foi quando P. Ademir iniciava a colocação da manhã destacando algumas frases das cartas de Madre Mazzarello, co-fundadora do Instituto das FMA.
Segundo Irmã Robelvânia Lima, que veio de Porto Alegre (RS), “a cada colocação feita, fui convidada a momentos profundos de interiorização, onde pude sentir a presença divina de maneira mais clara e íntima”.
Os momentos de oração silenciosa, individual, e também os momentos comunitários, como a Celebração Eucarística e a Adoração ao Santíssimo, contribuíram para mergulhar na Palavra de Deus e para revisitar e resgatar o próprio projeto de vida, que foi uma das propostas feitas por P. Ademir. “A adoração ao Santíssimo permitiu um contato mais direto com o amor de Deus, que se fazia presente de forma única e transformadora. As orações em grupo foram momentos de união e fortalecimento espiritual. Compartilhar a fé e a devoção com outras Irmãs ampliou a graça que eu vivenciava, tornando-a ainda mais significativa. Era como se a graça divina não apenas crescesse, mas também se multiplicasse dentro de mim”, afirmou Irmã Robelvânia.
Em relação à metodologia, outro aspecto que vale a pena ressaltar e que deu consistência às reflexões foram as “partilhas de vida”, ou seja, exemplos concretos a partir da própria experiência como Religioso, Sacerdote e também Psicólogo. Além da Palavra de Deus, teve espaço na fala do P. Ademir o tema do “Seguimento de Jesus” destacando a importância da Espiritualidade e da Identidade na Vida Consagrada.
Também os temas do “Coração de Jesus” e de “Maria, Mãe e Mestra” tiveram um espaço especial e bem sintonizados com a espiritualidade salesiana.
Para Irmã Elza Aparecida Rodrigues, vinda de Lorena (SP), o Retiro anual “foi um tempo fecundo de rever a própria história e reprojetar nossos sonhos. P. Ademir foi um forte sinal de Deus, pelas reflexões, testemunho, simplicidade, sabedoria… Nos animou a escolher sempre a Vida”.
Para Irmã Lina Mondini, a ressurreição de Lázaro foi o texto que mais marcou. Segundo a FMA, “eu sou Lázaro, no túmulo, atada em faixas […]. E Jesus me diz: “Irmã, saia deste túmulo, venha para fora”.
Expressões como “serviço-doação”, “servir sem medida”, “servir incondicionalmente por amor, com amor, por Ele, com Ele e nele” – ou também – “viver a glória de Deus nas alegrias e nos contratempos da vida”, foi o recado dado pelo mensageiro de Deus, P. Ademir. Agora resta-nos colocar em prática. Deus é bom em todo o tempo, em todo o tempo Deus é bom”, concluiu Irmã Érika K. Okuma, da comunidade de Lins (SP).
Há que se destacar também os momentos conclusivos do dia, quando Irmã Alaíde Deretti oferecia o tradicional “Boa-Noite” salesiano, conduzindo reflexões baseadas em alguns artigos das Constituições, dando destaque à vida fraterna com uma ênfase especial na missão da FMA.
“As Boas-Noites foram oportunidades para refletir sobre a minha vida consagrada como Filha de Maria Auxiliadora e agradecer pelas bênçãos recebidas”, destacou Irmã Robelvânia.
Os Exercícios Espirituais foram concluídos no sábado, dia 20 de julho, em torno da liturgia que exaltou Maria, a mulher do sim, modelo de consagrada. Na Celebração Eucarística, as Irmãs renovaram os Votos motivadas pelas palavras da Inspetora que convidou não a renovar os Votos, mas a fazê-los como se fosse a primeira vez.
“Gratidão pela oportunidade de parar e termos momentos para rezar, fortalecer a espiritualidade, revisarmos a própria história de vida, a missão e estar na intimidade com Jesus Cristo, através do silêncio e escuta atenta ao que Deus fala ao coração”, declarou Irmã Elizabeth. “Ao final do retiro, meu coração estava transbordando de gratidão. A experiência do amor de Deus por mim foi renovada e aprofundada de uma maneira que nunca havia experimentado antes”, partilhou Irmã Robelvânia.
Também Irmã Elza fez questão de destacar a beleza dos Exercícios Espirituais por meio das pessoas que “souberam colocar o avental…”. Disse concluir esta semana “com gratidão a Deus, à Inspetoria, e a todas as Irmãs da comunidade do Santa Inês que, generosamente, nos acolheram com fraternidade. O espaço no Santa Inês preparado com tanta delicadeza, o silêncio de todos, funcionários, Irmãs em geral, tudo foi dom e sinal”, afirmou.
Da mesma forma, outras 30 Filhas de Maria Auxiliadora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, realizaram os Exercícios Espirituais, de 2 a 8 de julho, no Centro de Espiritualidade Flos Carmeli, de Mairiporã (SP). O Centro é coordenado pelas Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus, e oferece um ambiente propício para a oração, a reflexão, o silêncio e o encontro: consigo e com o Transcendente.
O orientador foi também o Salesiano, Padre Ademir Lima de Oliveira, que conduziu a experiência espiritual com a mesma temática e metodologia.
Com informações salesianas.org