Com o intuito de conscientizar as pessoas de que a proteção vai além da aplicação de protetor diariamente, aconteceu mais uma edição da Campanha Dezembro Laranja, no Centro de Especialidades Auxilium, com apoio dos acadêmicos de Medicina do UniSALESIANO.
Desde 2014, o mês de dezembro ganha uma tonalidade especial no Brasil, marcado pelo Dezembro Laranja, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que integra a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, o tumor de maior incidência no país.
A edição da campanha deste ano, em Araçatuba, atendeu mais de 280 pessoas, no Centro de Especialidades Auxilium. A Dra. Denise Rodrigues Poletto, docente de Medicina do UniSALESIANO e dermatologista, membro da SBD, ressaltou a importância da participação da comunidade e destacou a relevância das medidas preventivas.
“Graças à boa vontade e disposição dos amigos dermatologistas da SDB, os alunos da Liga Acadêmica de Dermatologia e a Medicina do UniSALESIANO, além dos funcionários dedicados da Prefeitura, conseguimos atender 285 pacientes e encaminhamos 70 pessoas com câncer de pele para remover as lesões. Essas pessoas terão a oportunidade de ficar curadas”, ressaltou a Dra. Denise, ao completar que os acadêmicos deram orientações aos pacientes sobre os cuidados de prevenção e diagnóstico precoce.
Ela expressou sua gratidão pela colaboração de todos os envolvidos na campanha: “Só quero agradecer a cada pessoa que nos ajudou para a Campanha Dezembro Laranja – Câncer de Pele ser um sucesso. Foi emocionante, muita gente do bem envolvida doando seu tempo com amor e carinho”.
CONSCIENTIZAÇÃO
Em Araçatuba, a adesão à campanha teve início em 2018, liderada pelos dermatologistas locais e membros da SBD, com o apoio essencial dos alunos do Curso de Medicina do UniSALESIANO e da Prefeitura Municipal. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos do câncer de pele e promover ações preventivas.
A mensagem central da campanha destaca que a proteção solar vai além da aplicação de protetor diariamente. Ela engloba atitudes como usar camiseta, chapéu, óculos de sol com FPS, evitar exposição direta ao sol entre 9h e 15h, e consultar regularmente um Dermatologista membro da SBD.