Tradição da Lâmpada Celebra Legado de Florence Nightingale
O Curso de Enfermagem do UniSALESIANO realizou, na terça-feira (05/11), a tradicional Cerimônia da Passagem da Lâmpada, no auditório Papa Francisco. A celebração homenageou Florence Nightingale, conhecida como “A Dama da Lâmpada”, que cuidava de soldados feridos durante a Guerra da Criméia, em 1854, iluminando suas rondas noturnas com uma lamparina. O símbolo da lâmpada representa a esperança e o cuidado, valores fundamentais para a profissão de enfermagem.
Homenagem com o símbolo da luz
Este ano, os formandos realizaram uma homenagem ao conhecimento representado pela luz, utilizando velas para simbolizar o compromisso com a profissão. Durante a cerimônia, o formando Lucas Leite Neves, guardião da lâmpada, passou o símbolo ao novo guardião, Alex do Amaral T. Cardoso, que assumiu a responsabilidade de manter viva a chama simbólica do cuidado e de inspirar seus colegas no exercício da profissão.
Representação simbólica de Florence Nightingale
A acadêmica Marinalva de Aquino Antônio representou Florence Nightingale na cerimônia, acompanhando a entrega da lâmpada. O evento também prestou homenagem à enfermeira Akemi C. Hiodo Ishida, reconhecida pelo seu trabalho na unidade neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba. Akemi recebeu uma miniatura da lamparina de Florence, entregue pela aluna Rayssa Pereira, que representou a professora Wanda Horta, importante figura da Escola de Enfermagem da USP e mentora de Akemi.
Comemoração pelos 20 Anos do Curso de Enfermagem
A coordenadora do curso, Profª. Giselle Sailer, destacou que o curso de Enfermagem do UniSALESIANO completa 20 anos em 2024. Segundo Giselle, o curso enfrentou desafios desde sua fundação, passando pela organização dos primeiros estágios para a turma inaugural de 200 alunos até se consolidar como referência na formação de enfermeiros na região. “A primeira turma formou-se em 2007 e, desde então, temos testemunhado o sucesso de nossos egressos, que hoje ocupam posições de destaque, não apenas na região, mas em outras partes do país e até no exterior”, afirmou Giselle.
Retorno dos egressos como orientadores
Giselle ressaltou ainda que muitos ex-alunos retornam ao UniSALESIANO como orientadores de estágio, o que reflete a qualidade do curso e o compromisso da instituição com o desenvolvimento de profissionais competentes e humanizados.
Com informações: Assessoria Unisalesiano Araçatuba