Início Paróquias Crianças rezam o terço pela paz em movimento global de oração

Crianças rezam o terço pela paz em movimento global de oração

46
0
Crianças da Paróquia Nossa Senhora Auxilidora rezaram o terço pela paz pedido pelo Papa Francisco. Foto: Reprodução Facebook

Mobilização das crianças na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

A pedido do Papa Francisco, crianças da Catequese Baby e do grupo de Coroinhas de São Tarcísio, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande, participaram de um momento de oração mundial nesta sexta-feira (18/10). Às 19h, elas se uniram virtualmente para rezar o santo terço, pedindo a paz e confiando suas súplicas à intercessão de Nossa Senhora. A mobilização foi organizada pelos catequistas e líderes da paróquia, sob orientação do pároco, Padre Orozimbo de Paula Júnior.

Agradecimento do Papa pela participação infantil

O Papa Francisco expressou gratidão pela participação das crianças através de uma mensagem na plataforma “X”. Na publicação, ele ressaltou: “Obrigado a todos os meninos e meninas que participam! Unamo-nos a eles e confiemos à intercessão de Nossa Senhora as populações que sofrem com a guerra”. O gesto faz parte da campanha “Um milhão de crianças reza o Terço pela paz no mundo”, promovida pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

Testemunhos de crianças na Ucrânia

Em Kharkiv, uma das cidades mais atingidas pela guerra na Ucrânia, crianças participaram da mesma iniciativa de oração, coordenada pela Irmã Oleksia Pohranychna, da Congregação de São José. A religiosa relatou a situação vivida pelas crianças, que enfrentam diariamente bombardeios e incertezas. “Aqui eles testemunham bombardeios e mortes todos os dias, pedem para poder ir à escola mesmo não sabendo quando irá soar o próximo alarme”, afirmou Irmã Oleksia.

O apelo do Papa no Angelus

No Angelus de 13 de outubro, o Papa mencionou a importância da oração das crianças. Na ocasião, ele pediu para confiar à intercessão de Nossa Senhora a Ucrânia, Mianmar, Sudão e outras populações afetadas por conflitos e violência. “Unamo-nos a elas e confiemos à intercessão de Nossa Senhora (…) a martirizada Ucrânia, Mianmar, Sudão e as outras populações que sofrem com a guerra e todas as formas de violência e miséria”, destacou Francisco.

Espaços de convivência e oração em tempos de guerra

A Irmã Oleksia destacou que a oração do terço é uma forma de as crianças e adultos da Ucrânia manifestarem seu desejo por uma paz justa. Além disso, a religiosa organiza encontros na Catedral Greco-católica de São Nicolau, onde oferece às crianças um espaço para brincar e realizar atividades criativas. Segundo a irmã, essa convivência é essencial, pois o ensino na região acontece apenas de forma online por conta da proximidade com o front de batalha.

Relatos de medo e esperança

As crianças em Kharkiv relatam o impacto direto da guerra em suas vidas. Durante uma conversa com um grupo, uma menina compartilhou o medo vivido no sábado anterior, quando uma bomba atingiu um prédio em frente ao seu. “Fiquei com medo. Vi que o prédio pegava fogo, então corri para a minha mãe. Ainda bem que ela estava comigo”, contou a criança.

Com informações: Vatican News