O Delegado Inspetorial para os Ex-alunos e mais 3 leigos de cada uma das 6 inspetorias salesianas do Brasil estiveram reunidos entre os dias 18 e 21 de agosto, no Instituto Pio XI, em São Paulo, para o Encontro Nacional dos Ex-alunos salesianos.
Pela Inspetoria de Campo Grande participaram o P. Slawomir (Waldomiro) Bronakowski, a advogada Kátia Cilene de Arruda Moura Carvalho, de Cuiabá (MT), a professora Rosiane Cristina Sozzo Gouvea, de Lins (SP) e o professor Johonie Midon de Mello, de Corumbá (MS).
A coordenação do encontro foi feita pelo ex-aluno de Porto Alegre (RS), Osvaldo Dalpiaz e pelo Delegado Nacional para os Ex-alunos, P. Ivan Artur de Faria (BBH). Este foi o segundo encontro deste ano, sendo que o primeiro aconteceu de forma remota no mês de maio.
A parte formativa do encontro foi feita pelo P. Josué Nascimento (BMA) que abordou o tema da juventude nesta época pós-pandemia. Por vídeo conferência, o delegado do Reitor Mor para os SSCC e ex-alunos, Ir. Domênico Duc Nam Nguyen falou da juventude salesiana que é a atual grande preocupação do reitor-mor.
Ao representante da Missão Salesiana de Mato Grosso coube preparar a oração de abertura, animação e um momento de espiritualidade sobre São João Bosco, revelou P. Waldomiro. No entanto, vários assuntos de ordem prática foram tratados. Entre eles esteve a discussão sobre a renovação do estatuto dos ex-alunos salesianos que será aprovado no ano que vem. O estatuto está sendo atualizado. “Também programamos o Congresso Nacional que acontecerá no ano que vem, em Salvador (BA) no final de agosto – início de setembro do próximo ano. Pelo menos 5 pessoas de cada inspetoria irão participar” recorda o P. Waldomiro.
Cada grupo apresentou os trabalhos de envolvimento dos ex-alunos nas respectivas inspetorias. “Nós relatamos que tivemos várias iniciativas em Lins, em Indápolis, no Colégio Dom Bosco em Campo Grande, em Cuiabá, Corumbá, que vai eleger a nova diretoria da federação dos ex-alunos. E também de Araçatuba onde sempre acontece a reunião dos ex-alunos”, relata o delegado inspetorial para os ex-alunos da Inspetoria de Campo Grande.
Entre as orientações repassadas sobre o trabalho com os ex-alunos está a valorização dos ex-alunos jovens. Para isso, serão tomadas iniciativas como visitar salas de “Terceirão” das escolas salesianas, para conversar com os alunos que, inevitavelmente, deixarão a escola salesiana ao final do Ensino Médio. “Vamos organizar para o ano que vem por região. A orientação é para investir nos jovens. Às vezes nós pensamos só nos idosos. Mas nós temos muitos ex-alunos jovens que se formam anualmente nas universidades e os que saem do Ensino Médio”, finalizou P. Waldomiro.
No último dia do encontro, as equipes foram até a cidade de Aparecida do Norte, acompanhando uma tradicional romaria de alunos salesianos até o Santuário da Padroeira do Brasil. Mais de 5 mil jovens participaram da edição deste ano. A missa no Santuário foi presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. Em torno de 30 padres concelebraram.