Início Comunicação Social Conselheiro para a Pastoral Juvenil realiza seminário com o tema Acompanhar a...

Conselheiro para a Pastoral Juvenil realiza seminário com o tema Acompanhar a Vida de Oração 

44
0

logo-pjNo último domingo, 20 de novembro, na Capela do ‘Salesianum’, de Roma, o P. Fábio Attard, Conselheiro geral para a Pastoral Juvenil (PJ), encerrou o seminário de quatro dias sobre o tema: “Acompanhar a Vida de Oração” (dos Jovens).

Este importante Encontro salesiano sobre o acompanhamento da vida de oração dos jovens é já o quarto evento organizado pelo Dicastério de PJ, relativo ao renovado Quadro de Referência da PJ Salesiana.

O seminário reuniu salesianos de todo o mundo para estudar, partilhar e rezar o tema da Vida de Oração, especialmente na perspetiva dos salesianos como “acompanhadores” dos jovens na vida de oração. Da Inspetoria Salesiana de Campo Grande participou do evento o Pe. Marcelo Fujimura.

Na ausência do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime – empenhado na Visita de Animação a diversas Inspetorias da Ásia Sul – o seu Vigário, P. Francesco Cereda, acolheu os 70 participantes, procedentes de 32 países e pertencentes a 41 Inspetorias/Visitadorias salesianas no mundo. Do evento, além disso, participaram algumas FMA e uns Mestres dos Noviços (vindos para o II Encontro de Mestres de Noviços de língua inglesa, em curso em Roma, de domingo, 20 de novembro, até 3 de dezembro próximo.

Cada dia se abria com uma ‘lectio divina’ sobre o Pai-Nosso, aos cuidados do P. Juan José Bartolomé SDB; em cada manhã, intervinha um Relator sobre os temas da oração salesiana e do acompanhamento (espiritual e vocacional).

No primeiro dia, considerou-se ‘O que se entende por oração’ e ‘Como educa à oração Dom Bosco’, exposição feita pelo P. Aldo Giraudo. No segundo dia o P. Miguel Molinar tratou de ‘A urgência e a necessidade da oração para o acompanhador espiritual’; na terceira manhã foi considerado o assunto de ‘A Educação à oração pessoal dos jovens’, uma contribuição do P. Alejandro Musolino. Já no dia conclusivo, o P. Francisco Santos aprofundou a estreita relação entre vocação e oração no acompanhamento espiritual.

Depois de cada uma das apresentações – todas elas muito bem preparadas – abriu-se amplo espaço à reflexão pessoal e, sucessivamente, à partilha em grupo.

A programação das atividades reservou para as sessões pós-meridianas a apresentação e o confronto acerca de diversas – bem nove! – ‘boas práticas salesianas’, tomadas dentre as tantas desenvolvidas através dos cinco continentes.

O material do seminário será em breve publicado pelo Dicastério da PJ e posto à disposição de toda a Família Salesiana.

InfoANS