Início Comunicação Social Conselheiro Geral para Comunicação Social lança livros sobre Dom Bosco na Conferência...

Conselheiro Geral para Comunicação Social lança livros sobre Dom Bosco na Conferência Mundial de Comunicação

165
0
P. Gildásio Mendes, durante a Conferência "Shaping Tomorrow". Foto: Arquivo ANS

No encerramento da “Conferência Mundial de Comunicação ‘Shaping Tomorrow’”, que aconteceu em Roma entre 1º e 7 de agosto de 2024, o Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Padre Gildásio Mendes, lançou duas obras dedicadas a Dom Bosco: “Como se visse o invisível” e “Parallels 15 e 20”. Os livros tiveram inspiração no Bicentenário do ‘Sonho dos Nove Anos’, de Dom Bosco. Em entrevista, o Conselheiro explicou o significado e as perspectivas das obras.

Obras complementares sobre Dom Bosco

Padre Gildásio, em entrevista à Agência Salesiana de Notícias (ANS), esclareceu que as obras, embora diferentes, se complementam. “Como se visse o invisível’ é um livro que fala da espiritualidade de Dom Bosco através de nova perspectiva, estabelecendo uma relação com a figura bíblica de Moisés”, afirmou. O livro busca apresentar a espiritualidade de Dom Bosco em parágrafos breves, direcionado a todos os públicos. “Já “Parallels 15 e 20” explora a pedagogia de Dom Bosco, seus critérios formativos e o Sistema Preventivo, abordando a visão educativa a partir de uma perspectiva geográfica”, completou. Segundo o autor, a obra se destina a um público especializado, incluindo acadêmicos e pesquisadores.

O processo de criação e inspirações

O Conselheiro Geral Salesiano também contou que o livro “Como se visse o invisível” começou a ser escrito durante uma viagem de trem entre Roma e Turim. A inspiração surgiu ao aprofundar-se na vida de Dom Bosco, especialmente por meio da leitura das “Memórias do Oratório” e outras obras sobre o santo. O livro dedica espaço ao famoso ‘Sonho dos Nove Anos’ e a um sonho de Dom Bosco em 1844, em que ele é encorajado pela Senhora do Sonho a continuar sua atividade. “Um dos temas básicos do livro é a importância fundamental de perseguir os nossos sonhos: viver a vida com muito amor e generosidade; dar sentido às coisas que fazemos”, explicou o autor.

Hospitalidade como traço do carisma salesiano

Um aspecto explorado em “Como se visse o invisível” é a hospitalidade de Dom Bosco, que, segundo Padre Gildásio, é um traço pouco destacado nas pesquisas sobre o santo. “Tratei pois de examinar Dom Bosco sob as lentes da Teologia ‘da Hospitalidade’. E vi que não tinha sido suficientemente ressaltado o quanto Dom Bosco viveu, desde criança, as dificuldades de quem precisa encontrar hospitalidade”, comentou. O autor também ressaltou que as experiências de Dom Bosco moldaram sua identificação com as necessidades dos jovens e que a hospitalidade é uma característica essencial das Casas Salesianas, alinhando-se à espiritualidade do Papa Francisco e à mensagem do Evangelho.

A perspectiva espacial de Dom Bosco

Ao discutir “Parallels 15 e 20”, Padre Gildásio explicou que o título e a capa do livro refletem a inteligência visual-espaço-geográfica de Dom Bosco. “Ele tinha uma grande paixão pela geografia, tinha um mapa-múndi em seu quarto e, em Valdocco, pediu a um dos seus rapazes, Marchisio, que desenhasse um dos mapas mais precisos da Itália”, relatou. A perspectiva espacial de Dom Bosco influenciou diretamente o carisma e o desenvolvimento da obra salesiana, refletindo-se na estrutura das casas salesianas e na expansão da Congregação.

Diálogo com a sociedade moderna

Padre Gildásio ainda comentou que “Parallels 15 e 20” busca estabelecer um diálogo com o público contemporâneo, incluindo cientistas e especialistas. “Minha intenção com ‘Parallels 15 e 20’ é precisamente estabelecer este terreno comum, sublinhando a extrema relevância de Dom Bosco, pela consonância entre a sua imaginação espaço-geográfica e tudo o que hoje molda a nossa vida quotidiana”, disse. O livro visa abrir novas perspectivas no estudo de Dom Bosco, incentivando outros pesquisadores a explorar este aspecto menos conhecido do santo.

Disponibilidade e traduções das obras

Ambas as obras estão disponíveis para download gratuito nos idiomas citados ao final da página da conferência. “Como se visse o invisível” já pode ser encontrado em italiano, inglês e português, com traduções em andamento para francês e espanhol. “Parallels 15 and 20” será disponibilizado apenas em inglês.

Você pode ler online ou fazer o download dos livros nos links abaixo.