Nesta quarta-feira (18/12), a Congregação Salesiana celebra 165 anos de história, marcados pelo compromisso com a educação, a evangelização e a assistência aos jovens mais necessitados. Foi na noite de 18 de dezembro de 1859, no Oratório de São Francisco de Sales, em Turim, que São João Bosco reuniu 17 jovens para fundar a “Pia Sociedade de São Francisco de Sales”, com o objetivo de promover a caridade e garantir a continuidade do trabalho educativo voltado à juventude abandonada e em risco.
Naquela reunião histórica, Dom Bosco vislumbrou uma organização capaz de unir forças para a santificação pessoal e o trabalho em prol da salvação das almas. O P. Vittorio Alasonatti registrou em ata: “Aprouve aos mesmos congregados erigir-se em Sociedade ou Congregação, visando a ajuda mútua na sua própria santificação, a promoção da glória de Deus e a salvação das almas, especialmente as mais necessitadas de instrução e educação”.
A Congregação Salesiana, com seus pilares na educação e no espírito missionário, iniciou a expansão pelo mundo a partir de 1875. Hoje, presente em mais de 135 países nos cinco continentes, conta com mais de 14 mil membros, incluindo sacerdotes, irmãos coadjutores e leigos consagrados, todos dedicados à missão de São João Bosco de transformar vidas por meio do amor e da educação.
*Com informações da ANS
Missão Salesiana de Mato Grosso: 130 anos de presença transformadora
Dentro desse vasto legado, destaca-se a Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que há 130 anos desempenha um papel fundamental na educação e evangelização no Brasil. Fundada em 1894, a MSMT é uma das obras mais antigas da Congregação Salesiana no país e continua a impactar comunidades indígenas, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade na região.
Com um espírito pioneiro, a MSMT é reconhecida por suas escolas, obras sociais e projetos missionários, que seguem os valores de Dom Bosco, proporcionando não apenas educação de qualidade, mas também formação humana e espiritual. A presença salesiana no Mato Grosso reafirma o compromisso de levar esperança e transformação às periferias existenciais, conforme o carisma salesiano.
De Dom Bosco ao mundo
Desde suas primeiras oficinas de ensino em 1853 até a aprovação oficial da Congregação pela Santa Sé em 1874, Dom Bosco enfrentou inúmeros desafios para estruturar sua obra e proteger os jovens das más influências da sociedade. Sua visão de um modelo educativo baseado na razão, na religião e no afeto transformou-se em um movimento global.
Hoje, os salesianos continuam a honrar esse legado em cada canto do mundo, celebrando 165 anos de dedicação aos jovens e mantendo viva a inspiração de Dom Bosco: fazer o bem, salvar almas e formar cidadãos comprometidos com a construção de um mundo mais justo e fraterno.