(ANS – Roma) – Mais de 45 pessoas, representando 16 Inspetorias e 20 países da América, participaram, na terça-feira, 23 de fevereiro, do primeiro encontro de comunicação da “Rede América Social Salesiana” (RASS), que coloca na rede as obras e serviços para jovens em situação de risco no Continente Americano.
Com o objetivo de promover os processos de comunicação na rede, os Delegados inspetoriais para a Pastoral Juvenil (PJ) e para a Comunicação Social (CS) se reuniram com os responsáveis pela comunicação das obras sociais salesianas. Discursaram com palavras inspiradoras o P. Miguel Ángel García, Conselheiro Geral para a PJ, acompanhado pelo P. Rafael Bejarano SDB, das obras sociais do Dicastério da PJ, o P. Gildásio Mendes dos Santos, Conselheiro Geral para a Comunicação Social, coadjuvado por Zaida Navarrete, Delegada para a Comunicação Social Salesiana, na América.
“Estamos vivendo um momento de mudança cultural e mediática, não podemos nos limitar a transmitir informações, colocar informações na Internet ou estar conectados (…). É necessário priorizar três elementos: identidade salesiana, criatividade, qualidade de informação, destacou em sua fala o P. Mendes dos Santos, que chamou os presentes a serem um testemunho de trabalho salesiano, colaborativo e solidário. O P. García, por sua vez, destacou que uma grande vantagem da geração das redes é que, compreendendo a complexidade das Regiões e Inspetorias salesianas, “elas nos oferecem uma nova forma de trocar informações e de comunicação mútua”.
Após as falas dos dois Conselheiros gerais, o P. Bejarano conduziu a reflexão sobre a importância da organicidade e da sinodalidade, explicando que estes espaços de participação aos quais os Delegados são chamados, têm o propósito de unir forças para alcançar objetivos comuns e são importantes para conscientizar a todos sobre a missão salesiana. Além disso, destacou que “a Rede América Social Salesiana, antes conhecida como ‘Opção Preferencial’, faz história há mais de 21 anos, gerando um trabalho inter-regional e interinspetorial que fortalece as capacidades das nossas Inspetorias”.
Ao apresentar o plano operacional de comunicação da RASS, os participantes desenvolveram três ideias principais: dar visibilidade ao trabalho das obras sociais, sensibilizar para a realidade das crianças e jovens em situação de risco e deixar um impacto social e político capaz de gerar mudanças estruturais. Com base nisso, foram estabelecidos quatro objetivos e uma série de atividades.
Por meio do trabalho de grupo, os representantes das 16 Inspetorias representadas projetaram suas aspirações respondendo à pergunta: “ Que impacto você gostaria que tivéssemos como rede de obras sociais e de que maneira a comunicação pode facilitar a realização desses objetivos? ”. As respostas expressaram principalmente a importância de gerar alianças estratégicas e transmitir mensagens claras, que mostrem os reais impactos alcançados e fortaleçam o trabalho das obras sociais.
Por fim, foram firmados diversos acordos para promover processos de comunicação entre as obras sociais e contribuir para a conscientização da sociedade sobre o tema, para evangelizar e reduzir as desigualdades sociais.