Início Comunicação Social Começa a Conferência Mundial Salesiana “Shaping Tomorrow”

Começa a Conferência Mundial Salesiana “Shaping Tomorrow”

367
0
Dom Ángel Artime fala da abertura da conferência mundial de comunicação salesiana "Shaping Tomorrow". Foto: MSMT

Representantes do Setor de Comunicação das Inspetorias Salesianas de todos os continentes estão reunidos na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) para a Conferência Shaping Tomorrow. O evento teve sua abertura oficial na manhã desta sexta-feira, (01/08), com a presença do Reitor-Mor, Cardeal Angel Fernandes Artime.

O coordenador do evento, Padre Maciej Makula, abriu os trabalhos orientando os participantes a aproveitarem bem o evento. “Gastem muito tempo para trocar informações e experiências entre si. Não tenham medo de conversar muito porque somos de todas as partes do mundo, solicitou”. Também pediu que seja acrescentada a hashtag #shapingtomorrow a todas as publicações nas redes sociais.

A acolhida inicial aos participantes foi feita pelo padre Andrea Bozzolo, reitor da Universidade Salesiana em Roma. Ele se mostrou feliz por receber o evento ao qual atribuiu a característica de ser “uma síntese do trabalho que se faz em ambiente universitário”.

O Conselheiro Geral para a Comunicação Salesiana, Padre Gildasio Mendes, na sua fala inicial, destacou o esforço feito pelo Reitor-mor para estar presente ao evento. “Dom Bosco deve ter soprado ao ouvido de Dom Angel para a importância deste evento e inspirá-lo a estar aqui hoje”, afirmou. Padre Gildasio também lembrou a capacidade que Dom Angel tem para a comunicação. “Dom Angel tem o talento de falar com o coração”, declarou. Para fortalecer o valor dos temas trabalhados, Padre Gildásio também lembrou que a comunicação não existe por si mesma, mas para dar visibilidade à missão deixada por Dom Bosco aos salesianos.

O Reitor-Mor salesiano, cardeal Angel Artime inicia nesta semana sua última viagem como superior geral da Congregação a uma inspetoria salesiana na Austrália. Por isso, só pode participar da abertura da Conferência. Ele agradeceu a presença de cada um dos participantes, lembrando que salesianos e filhas de Maria Auxiliadora estão diariamente em contato direto com pelo menos 8 milhões de pessoas em todo o mundo. Por isso, o trabalho de comunicação salesiana tem extrema importância na atualidade. Também advertiu que cada comunicador salesiano esteja atento a três realidades que não podem ser deixadas de lado: A primeira delas é a evangelização. “Não podemos renunciar à evangelização e a levar os jovens ao Senhor Jesus. Devemos ter a sensibilidade de acompanhar os jovens de outras religiões e, com o nosso exemplo, levá-los ao encontro com Deus. Não devemos renunciar a isso”, afirmou. Em seguida, apontou para uma “nada pequena” confusão existente na atualidade sobre questões humanas e sexuais. “É um tema delicado, difícil, por isso não se fala dele. No entanto, devemos fazê-lo em humilde e precioso esforço. Devemos dizer uma palavra educativa, salesiana, sobre essa dimensão humana, que tem uma importância moral. Não falar não é solução”, declarou. Dom Angel apontou como terceira questão importante a dimensão digital. “Devemos estar muito atentos à dimensão digital presente na tecnologia da educação, que põe medo em muitas pessoas, que é o medo da inteligência artificial”, afirmou.

A primeira conferência da manhã teve o P. Fábio Pasqualetti, SDB, apresentando o tema “Mudança de época, cultura digital e inteligência artificial”. Ainda no período da manhã o jornalista Fábio Bolzetta apresentou a conferência que continuou o tema com “Mudança de época na comunicação”.