O Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG), em Cuiabá, está promovendo as oficinas “Setembro Amarelo 2024 – Valorizando a vida, construindo sonhos”, como parte de sua campanha de conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. A ação é uma iniciativa conjunta entre a unidade pastoral e pedagógica da escola, em parceria com coordenadores, professores e orientadores disciplinares.
Participam das atividades alunos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e do Ensino Médio. O responsável por conduzir as oficinas é o psicólogo e seminarista salesiano José Cleudo Matos Cardoso, membro da Pastoral Juvenil. Segundo Cardoso, o objetivo é despertar nos jovens a importância da valorização da vida, com foco no autocuidado e na regulação emocional, visando à prevenção de situações de sofrimento psíquico e autodestrutivo.
“Muitos jovens, diante de dificuldades e desafios, adotam comportamentos autodestrutivos e pessimistas. É preciso fortalecer competências socioemocionais de resiliência, autoconfiança e amor-próprio, motivando-os a encontrar sentido na vida”, afirmou Cardoso.
O diretor do CSSG, P. Hermenegildo Conceição Silva, destacou a relevância das oficinas para ajudar os adolescentes a enfrentarem as adversidades com maior controle emocional e capacidade de resiliência. “Queremos promover atitudes positivas e ampliar as estratégias de prevenção e promoção da saúde mental infanto-juvenil”, afirmou o diretor.
O coordenador do Ensino Médio, professor José Francisco Ourives, também enfatizou a importância dessas vivências no ambiente escolar: “Estamos proporcionando reflexões sobre o cuidado com a saúde mental e a valorização da vida, abordando temas como alegria e convivência social saudável”.
Para a coordenadora do Ensino Fundamental, Maria Beatriz Curado, as oficinas são um passo importante para criar um ambiente escolar mais humano e acolhedor: “As palestras têm o objetivo de promover um espaço cada vez mais saudável e humano para nossos alunos”.
Além das oficinas, a Pastoral Juvenil do Colégio Salesiano São Gonçalo reforça a missão de Dom Bosco ao promover ações preventivas e de valorização da vida, fortalecendo a autoestima e o bem-estar dos jovens, como destacou P. Danilo Guedes.