A Obra Social Salesiana Cidade Dom Bosco, em Corumbá (MS), iniciou na quinta-feira (1º de agosto), as atividades das novas turmas do programa Adolescente Aprendiz. O evento marcou o começo da Turma VIII, trazendo grandes expectativas e entusiasmo para todos os envolvidos.

Na oportunidade, os pais e responsáveis foram convidados a participar de uma reunião conduzida pela coordenadora do setor, Vânia da Silva Chalega. Eles foram orientados sobre cada cláusula presente no contrato do curso de aprendizagem, detalhando as responsabilidades e expectativas em relação ao programa.

O programa Adolescente Aprendiz propõe medidas para incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho. Por meio do programa, adolescentes e empresas experimentam um novo modelo de trabalho que traz benefícios para todos os envolvidos. Trata-se de uma política pública que incentiva adolescentes e jovens estudantes a procurarem o primeiro emprego, garantindo todos os seus direitos. O modelo une experiência profissional com um curso de profissionalização em alguma área específica.

 

De acordo com a legislação trabalhista, o contrato de aprendiz destina-se a jovens com idades entre 14 e 24 anos, que estejam vinculados à educação e recebam remuneração por hora de trabalho. O programa Adolescente Aprendiz, além de capacitar profissionalmente, visa proporcionar uma formação integral, preparando os jovens para os desafios do mercado de trabalho e contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e social.