Até o dia 31 de maio, os programas sociais da Cidade Dom Bosco, em Corumbá (MS) farão homenagens, apresentações, novena, coroação e outras práticas devocionais a Nossa Senhora. O mês de maio é o mais importante para a família salesiana porque é dedicado totalmente àquela “que tudo fez” na vida de Dom Bosco.
Na terça-feira (02/05) foi feita a abertura do mês mariano com os atendidos da Oficina de Música, que tiveram a honra e a responsabilidade de coroar Nossa Senhora.
O objetivo dessa programação, além de render homenagens à Mãe de Jesus, é também aproximar mais os atendidos e colaboradores da Obra Social da história de Nossa Senhora, além de estimular a cada para seguir os passos da Virgem Auxiliadora dos Cristãos. Para isso, foi lançado o desafio de escrever uma carta para a Mãe do Céu. No final do mês, as cartas serão queimadas para simbolizar a entrega de todos os pedidos a Deus, pela intercessão da Mãe Santíssima.
Segundo relatos históricos, Dom Bosco começou a escrever cartas a Nossa Senhora quando era ainda um jovem seminarista em Turim, Itália, por volta de 1835.
Ele costumava visitar a igreja de Maria Auxiliadora em Turim, onde havia uma imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços. Dom Bosco sentiu-se profundamente inspirado pela imagem e começou a escrever suas orações e pedidos em pequenos pedaços de papel, que ele dobrava e colocava aos pés da imagem.
Mais tarde, ele começou a escrever suas orações e pedidos em forma de cartas, que ele colocava em um oratório dedicado à Nossa Senhora na igreja. A prática de escrever cartas a Nossa Senhora tornou-se uma parte importante da espiritualidade de Dom Bosco, e ele incentivava seus alunos e seguidores a adotar essa prática também.
Segundo Dom Bosco, as cartas eram uma forma de estabelecer um diálogo íntimo com Nossa Senhora, expressando gratidão, pedindo ajuda e buscando orientação espiritual.