Início Ação Social Centro Juvenil promove ações de conscientização ambiental em Poxoréu

Centro Juvenil promove ações de conscientização ambiental em Poxoréu

202
0
Mês de setembro em Poxoréu. Foto: MSMT

O Centro Juvenil São João Batista, em Poxoréu (MT), realizou uma série de ações educativas no mês de setembro, com foco na conscientização ambiental.
A Obra Social agora faz parte da “Don Bosco Green Alliance”, uma rede internacional de instituições salesianas comprometidas com a sustentabilidade, e busca incentivar práticas que contribuam para a formação de alunos conscientes e responsáveis com o meio ambiente e a sociedade.

Inspirados pelo tema do Tempo da Criação deste ano, “As primícias da esperança”, baseado em Romanos 8,19-25, as atividades promoveram reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente e a preservação da Casa Comum.

No projeto “Um Sonho, Uma Vida”, desenvolvido no bairro Irantinópolis, aconteceu a Festa da Família, onde crianças e adolescentes apresentaram trabalhos relacionados ao meio ambiente. Foram produzidos artesanatos com materiais recicláveis e encenações com teatro de fantoches, abordando a importância de cuidar da terra e do espaço onde vivem.

No projeto “Torcida pela Vida”, a auxiliar de pastoral Keila Coutinho organizou acolhidas com vídeos e dinâmicas para discutir o impacto das queimadas na região. No Dia da Árvore (21/09), os participantes foram convidados a criar telas representando paisagens saudáveis.

O instrutor Cezar Ribeiro trabalhou com os alunos de futebol para discutir o tema de forma prática. Após uma análise dos espaços do Centro Juvenil, incluindo o campo de futebol, o pátio e a margem do rio, os alunos refletiram sobre como conservar ou melhorar esses ambientes, expressando suas ideias em frases escritas.

A instrutora de balé, Eduarda Goes, também promoveu atividades em comemoração ao Dia da Árvore. Suas alunas foram orientadas a criar pinturas inspiradas na preservação ambiental, relacionando dança, natureza e arte.

As obras produzidas pelos alunos durante essas atividades foram expostas no pátio do Centro Juvenil, permitindo que familiares, amigos e outros alunos apreciassem o talento e a criatividade dos participantes, reforçando a importância da preservação ambiental e respeito à natureza que é dom de Deus.