O Legislativo Municipal de Primavera do Leste (MT), cidade que fica a 243 Km da capital, Cuiabá, aprovou projeto de lei municipal com a Declaração de Utilidade Pública do Centro Juvenil Dom Bosco daquela cidade. A votação aconteceu na segunda-feira (05/07).
A nova Lei Municipal Nº 1.967 DE 08 DE JULHO DE 2021 atende a uma solicitação apresentada pelo Ir. Mestre Damião de Jesus Souza, diretor do Centro Juvenil Dom Bosco, em que demonstrou a importância do trabalho desenvolvido em prol da sociedade primaverense, para formar bons cristãos e honestos cidadãos.
A aprovação é um reconhecimento de que a instituição desenvolve atividades no enfrentamento das situações de risco junto aos jovens e adolescentes de Primavera do Leste. O poder público também reconhece que os salesianos, através do Centro Juvenil, executam ações e projetos que promovem mudanças efetivas na vida dos jovens e contribuem para o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, oferecendo atividades educativas, recreativas, culturais, esportivas, e de preparação para o trabalho, além de formação humana, social e religiosa com os jovens.
A presença salesiana em Primavera do Leste conta com a direção do P. Ângelo César Cenerino e ainda o trabalho do P. Tiago Figueiró e do Irmão Damião de Jesus Souza.
O Centro Social Dom Bosco de Primavera do Leste (MT) começou em 2006, como um oratório, com a ajuda de coroinhas e voluntários da Paróquia Nossa Senhora da Salete. Em 2007 o oratório se transformou no Centro Juvenil Dom Bosco com a intenção de acolher e atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em 2010 a obra passa a ser chamada de Centro Social Dom Bosco. Com o advento do Estatuto da Criança e Adolescente, baseada nos preceitos da Lei, busca um direcionamento no sentido de empreender um trabalho articulado com a família, escola e sociedade. Está estabelecida no mesmo local desde sua fundação e a cada ano vem se estruturando e desenvolvendo mudanças que são reconhecidas tanto pela utilidade pública, quanto pela comunidade ao seu entorno.
No desenvolvimento de suas atividades, a Associação presta serviços permanentes de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pelo CMAS, não fazendo distinção alguma de clientela quanto à raça, cor, sexo, credo político ou religioso. A manutenção das atividades é feita através da parceria entre a Missão Salesiana de Mato Grosso e o poder público municipal.