Início Ação Social Campo Grande recebe os projetos “Missão em Ação” e “Hortas Urbanas” para...

Campo Grande recebe os projetos “Missão em Ação” e “Hortas Urbanas” para qualificação e segurança alimentar

208
0
Evento foi finalizado com ato simbólico. Foto: MSMT

A Missão Salesiana de Mato Grosso, por meio da Obra Social Casa Dom Bosco, promoveu o lançamento dos projetos “Missão em Ação” e “Hortas Urbanas” em Campo Grande, nesta quarta-feira (14/08). A iniciativa é fruto de uma colaboração entre a indústria Suzano, UCDB, Funtrab e Senac.

Representantes das Instituições celebram parceria. Foto: MSMT

Estiveram presentes no lançamento os representantes da Funtrab, Fábio Krauss, da Suzano, Marlon Velasquez e Denilson de Oliveira Guilherme, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB. Também marcaram presença o Ir. Fábio Júlio, diretor da Casa Dom Bosco, e o Padre Silvio Roberto, coordenador inspetorial do setor de Obras Sociais da Missão Salesiana, além das crianças atendidas pela Casa Dom Bosco.

O projeto “Missão em Ação” tem como objetivo a qualificação de jovens para o mercado de trabalho, com foco em Campo Grande e Três Lagoas. Os interessados podem se inscrever para participar de cursos focados na inserção no mercado formal e no empreendedorismo.

Projeto “Hortas Urbanas” promove segurança alimentar

Por sua vez, o projeto “Hortas Urbanas” tem o objetivo de promover a produção de hortas biológicas, livres de resíduos químicos, para garantir segurança alimentar em comunidades vulneráveis. A produção das hortas será destinada ao consumo das famílias cadastradas e à possibilidade de geração de renda com o excedente dos alimentos cultivados.

Fábio Krauss, da Funtrab, enfatizou o impacto social dos projetos, ressaltando que eles vão além do desenvolvimento econômico ao resgatar a dignidade das pessoas. Ele também anunciou a disponibilização de mais de 800 cursos para apoiar a iniciativa, salientando a importância das parcerias para o sucesso dos projetos e para a inclusão social.

Para o coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB, diz o que impulsionou o projeto foi a força de vontade de todos envolvidos. “Quando um projeto começa com a vontade como sua principal mola propulsora, já nas primeiras ações percebemos que ele tem tudo para dar certo. Na universidade, não trazemos apenas conhecimento, mas trocamos experiências, e cada um contribui com suas vivências, o que é fundamental para melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos”.

O coordenador da Obra Social, Antônio Júlio, enfatizou a dificuldade que jovens encontram ao ingressar no mercado de trabalho, ainda mais sem a devida qualificação e destacou a importância das parcerias. “A ‘Missão em Ação’ é um desafio para aqueles que estão fora do mercado de trabalho. Parcerias como as que temos com a Suzano, Funtrab e Senac são essenciais para garantir o sucesso das pessoas que participam desse projeto”.

Sonho de Dom Bosco  e ação em prol da juventude

P. Silvio relembra frase de Dom Bosco. Foto: MSMT


P. Sílvio Roberto destacou que na sexta-feira (16/08), a Missão Salesiana de Mato Grosso celebra o aniversário de seu patrono, São João Bosco, e relembrou uma de suas frases mais marcantes:

“O fruto do amanhã é plantado hoje”.

Ele enfatizou ainda que quando um sonho é bem enraizado, ele se torna a mola propulsora das ações. “Os sonhos se transformam em oportunidades de empregabilidade, e a vontade vai nascendo, sendo gestada e amadurecida no coração de cada um dos destinatários”,afirmou P. Sílvio, reforçando a importância de acreditar nos projetos e nos frutos que eles podem gerar no futuro.


Finalização plantando o futuro


Para marcar o lançamento dos projetos, os presentes foram até a área da horta para um ato simbólico de plantio de mudas de alface. O evento foi concluído com um delicioso café da manhã.