Início Instituição de Ensino Superior Campanha Dezembro Laranja identifica 50 casos suspeitos de câncer de pele em...

Campanha Dezembro Laranja identifica 50 casos suspeitos de câncer de pele em Araçatuba

13
0
Campanha Dezembro Laranja UniSALESIANO. Foto: MSMT

Cinquenta casos suspeitos de câncer de pele foram identificados durante mais uma edição da “Campanha Dezembro Laranja”, realizada em Araçatuba (SP) no último sábado (07/12).

A ação contou com a participação do Curso de Medicina do UniSALESIANO, dermatologistas membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba.

O evento ocorreu no Centro de Especialidades Auxilium e envolveu dermatologistas, acadêmicos da Liga Acadêmica de Dermatologia (LADERM) e servidores municipais, todos unidos pela prevenção e conscientização sobre o câncer de pele.

A dermatologista Dra. Denise Rodrigues Poletto, docente do Curso de Medicina do UniSALESIANO e membro da SBD, ressaltou a importância do evento. “Conseguimos atender quase 190 pessoas, com um trabalho conjunto entre dermatologistas e acadêmicos. Foi uma ação importante para conscientizar e cuidar da população”, afirmou.

Além da Dra. Denise, o evento contou com a participação dos dermatologistas Dra. Juliana Polizel Ocanha Xavier, Dr. Filipe Augusto Fornari Montanholi, Dra. Luciana Thomáz de Aquino, Dra. Geovanna Maria Oliveira Scanferla Gonçalves, Dra. Cláudia Alves Lapa Grácia e Dra. Fernanda Marson Cação Briso.

Os acadêmicos da Liga Acadêmica de Dermatologia tiveram papel fundamental, orientando os pacientes sobre medidas preventivas e destacando a importância do diagnóstico precoce.

O “Dezembro Laranja”, campanha criada pela SBD, tem como principal objetivo alertar a população sobre os riscos do câncer de pele e incentivar hábitos preventivos, como o uso diário de protetor solar, roupas protetoras, chapéus e óculos com proteção UV. Também alerta sobre evitar exposição prolongada ao sol entre 9h e 15h e realizar consultas regulares com dermatologistas.

 

Diagnóstico e Seguimento

Os 50 casos suspeitos identificados durante a campanha já saíram com data agendada para a realização de biópsias, a fim de confirmar o diagnóstico. Dra. Denise destacou a dedicação de todos os envolvidos. “A solidariedade dos profissionais e alunos é emocionante. Cada um contribuiu para o sucesso dessa campanha, ajudando a transformar vidas”, concluiu.