Entre os dias 3 e 5 de setembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, sediou a 10ª Assembleia da Associação Cultores de História Salesiana (ACSSA) Seção Brasil. O evento reuniu 20 membros para discutir a importância de preservar o legado salesiano, com a presença de figuras importantes como a Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição e o Padre Natale Vitali Forte. A Assembleia destacou a eleição do novo coordenador, o Padre Edson Donizete Castilho, que substitui o Padre João da Silva Mendonça Filho após dois mandatos. “Aquilo que nós estamos aqui planejando é tornar a ACSSA cada vez mais conhecida no Brasil Salesiano […]. A história é dinâmica, tem seus altos e baixos, e precisamos saber também interpretar a história, deixá-la falar e transmitir isso para as gerações de hoje e de amanhã”, comenta P. Mendonça.
Durante o encontro, os participantes discutiram a importância da preservação do patrimônio histórico salesiano e a produção de textos e pesquisas de qualidade. A Irmã Maria Imaculada da Silva, coordenadora das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), ressaltou a necessidade de cuidar da documentação e arquivos históricos para apoiar as pesquisas. “Nossa Assembleia deste ano teve um cunho muito significativo, porque ela traz um diferencial dos outros momentos, pois nós já estamos alcançando um passo realmente de produção da história, produção de textos e de ensaios do grupo. A finalidade última da ACSSA é essa: a pesquisa histórica, a pesquisa de qualidade, a historiografia de qualidade. É para isso que a gente trabalha! E para que tudo aconteça, a gente precisa também ter todo um trabalho na retaguarda, que é um trabalho de cuidado do patrimônio histórico, cuidado da documentação, dos arquivos, para que a gente tenha fontes de qualidade para essas mesmas pesquisas”.
A reunião também serviu de preparação para o Seminário Continental da ACSSA, que será realizado em junho de 2025, em Buenos Aires, abordando os 150 anos da Missão Salesiana na América. Além disso, a Seção Brasil ganhou oito novos membros, incluindo salesianos, leigos cooperadores e Filhas de Maria Auxiliadora.
O Salesiano Cooperador Rodolfo Luís Leite Batista, um dos novos integrantes, expressou sua expectativa de contribuir para as discussões sobre a preservação da história salesiana, destacando a importância de um esforço institucional para manter viva essa memória.
A ACSSA Seção Brasil, sob a tutela da Rede Salesiana Brasil, conta com o apoio dos inspetores e trabalha para garantir a qualidade da pesquisa historiográfica, assegurando a preservação do legado cultural salesiano no país.