Acadêmicos do VAMS – Voluntariado Acadêmico Missionário Salesiano participaram da “Celebração de Envio” na Capela do Centro de Convivência do UniSALESIANO. A cerimônia ocorreu na noite da saída para o Mato Grosso, em 27 de junho, e foi conduzida pelo Reitor da Instituição, P. Paulo Vendrame, SDB, e pelo Pró-reitor de Pastoral, P. Paulo Jácomo, SDB.
Durante a celebração, P. Vendrame deu a bênção ao grupo e usou palavras do Evangelho para incentivar a jornada. Ele também explicou o significado das siglas do projeto VAMS. “Voluntariado enfatiza o espírito de serviço e dedicação; o olhar acadêmico direciona os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Já a dimensão missionária leva os voluntários a uma experiência de imersão cultural e espiritual cristã, e o salesiano refere-se à identidade do projeto, alinhada com os valores e a pedagogia de Dom Bosco”, esclareceu P. Vendrame.
Visita às Aldeias Indígenas
Aproximadamente 50 pessoas visitarão as aldeias indígenas de Meruri (Etnia Boe-Bororo) e São Marcos (Etnia Xavante), onde permanecerão até o dia 8 de julho. Durante esse período, os voluntários realizarão diversas atividades acadêmicas e culturais, visando proporcionar assistência e troca de conhecimentos com as comunidades indígenas.
P. Paulo Jácomo, membro da Comissão Organizadora do VAMS, destacou a importância do projeto: “É uma oportunidade para nossos alunos aplicarem seus conhecimentos de forma prática, colaborando diretamente com as necessidades locais.”
Atividades Acadêmicas e Culturais
As atividades acadêmicas, planejadas ao longo de um ano, ocorrerão durante as manhãs e serão baseadas em documentos desenvolvidos pelos coordenadores dos cursos de Graduação. À tarde, os voluntários participarão de eventos culturais e recreativos, incluindo interações com as famílias, especialmente com as crianças e adolescentes, e celebrações como a tradicional festa junina.
“A missão do VAMS reafirma o compromisso do UniSALESIANO com a responsabilidade social e a formação de profissionais comprometidos com a transformação positiva das comunidades que servem”, concluiu P. Paulo Vendrame.
Com informações: Assessoria Unisalesiano