Os acadêmicos do Curso de Jogos Digitais do UniSALESIANO Araçatuba Ayumi Ubara, Juliana Batagelo e Rafael Alvez desenvolveram um jogo mobile. O jogo ensina a importância da coleta seletiva, de forma lúdica e didática, incentivando práticas sustentáveis.
O projeto integrou as disciplinas de Programação para Dispositivos Móveis 3, ministrada por Anderson Kanegae, e Atividades Complementares de Meio Ambiente, conduzida por James Clauton da Silva.
O jogo, desenvolvido na engine Unity, apresenta mecânicas acessíveis. Os jogadores organizam resíduos em lixeiras para papel, plástico, vidro e metal, acumulando pontos e desbloqueando novos níveis.
Juliana Batagelo foi responsável pelo design visual e pelos personagens do jogo. “Queríamos criar algo educativo, que fosse ao mesmo tempo divertido e intuitivo”, destaca.
A escolha da Unity como plataforma foi estratégica. Ayumi, responsável pela programação, explicou que ela é fácil de integrar diferentes mecânicas e possui compatibilidade com dispositivos móveis. “Ela nos permitiu criar um produto otimizado e interativo”, completou.
Rafael Alvez cuidou do design dos cenários. Ele explicou que os cenários buscam reforçar a necessidade de cuidar de diferentes ambientes. “Queríamos que os cenários transmitissem a ideia de que cada ambiente precisa ser cuidado, independentemente de onde estamos”.
O projeto reflete os conteúdos da disciplina de Atividades Complementares de Meio Ambiente. O foco é conscientizar sobre práticas sustentáveis.
O professor Anderson Kanegae elogiou a união entre tecnologia e impacto social no projeto. “É gratificante ver como o conteúdo técnico pode ser aplicado em projetos com propósito”.
O jogo possui potencial para uso em escolas e campanhas de conscientização ambiental. Ele ensina sobre coleta seletiva e promove reflexões sobre hábitos.
Os acadêmicos pretendem expandir o jogo com novas funcionalidades. Eles planejam incluir explicações sobre compostagem, dicas para redução de resíduos e missões para o consumo consciente.